Fratura de Anderson Silva fecha ano marcado por lesões; relembre

Diversos atletas do MMA sofreram com contusões graves ao longo de 2013; confira a galeria

Anderson Silva sofreu a última grave lesão de 2013 no UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

A. Silva sofreu a última grave lesão de 2013 no UFC. Foto: Josh Hedges/UFC

A chocante imagem de Anderson Silva fraturando a perna esquerda contra Chris Weidman foi, literalmente, o ponto final do UFC em 2013. O lamentável fato também encerrou um ano marcado por contusões graves no maior evento de MMA do planeta. De jovens promessas a nomes consagrados, foram vários os atletas que desistiram de suas lutas por lesões ou acabaram sofrendo-as durante seus combates no octógono.

[album: http://www.superlutas.com.br/wp-content/plugins/dm-albums/dm-albums.php?currdir=/wp-content/uploads/dm-albums/Leses marcaram o MMA em 2013/]
Relembre as lesões que marcaram o ano de 2013 no MMA

PUBLICIDADE:

Em março, o gigante holandês Stefan Struve foi nocauteado por Mark Hunt e fraturou a mandíbula. A imagem da radiografia de Struve circulou pela internet, compartilhada pelo próprio lutador. Meses depois, o peso pesado foi diagnosticado com uma rara doença cardíaca e está afastado das lutas desde então. Na primeira semana de abril, outro gigante, o sueco Alexander Gustafsson, deixou a luta principal do UFC on FUEL TV 9, em seu país-natal, após sofrer um corte profundo no rosto a apenas cinco dias da luta. Temendo pelo cancelamento do evento, algo que já havia acontecido no UFC 151, a organização se apressou e convocou o estreante Ilir Latifi para o lugar de Gustafsson contra Gegard Mousasi.

Os brasileiros também não ficaram de fora. Renan Barão sofreu uma lesão no pé direito em junho e seu confronto contra Eddie Wineland, que aconteceria no UFC 161, foi adiado para a edição 165, três meses depois. Companheiro de treinos de Barão na Nova União, José Aldo também fraturou o pé direito na luta contra o “Zumbi Coreano” Jung Chan Sung no UFC Rio 4. A contusão impediu que o campeão dos penas desferisse seus já famosos chutes baixos no adversário, fazendo com que Aldo adotasse uma estratégia completamente diferente. O evento no Rio de Janeiro já havia sofrido as baixas de Josh Koscheck, Phil Harris, Clint Hester e Robert Drysdale, além de Anthony Pettis, que disputaria o cinturão dos penas, mas desistiu do combate devido a uma lesão no joelho.

PUBLICIDADE:

Após desistir do combate contra José Aldo, Anthony Pettis foi confirmado como próximo desafiante ao cinturão dos leves, apenas quatro semanas depois, contra Ben Henderson. “Showtime” conquistou o título na luta ao ocupar a vaga de T. J. Grant, que abandonou o combate após sofrer uma concussão nos treinamentos, lesão que o tiraria também do duelo contra o próprio Pettis em dezembro. Se dependesse de Pettis, o confronto também não aconteceria, já que o campeão dos leves operou o joelho e só volta a atuar em 2014.

Outro campeão que está fora de combate é Cain Velasquez. O peso pesado venceu Junior Cigano pela segunda vez em outubro, mas lesionou o ombro e passou por uma cirurgia no local. Velasquez só deve voltar a lutar no segundo semestre do ano que vem. Já Rodrigo Minotauro rompeu os ligamentos do cotovelo ao ser finalizado por Fabrício Werdum, no TUF Brasil 2 Finale, em junho. O irmão de Minotauro, Rogério Minotouro, também esteve às voltas com problemas nas costas em 2013. A contusão fez com que Minotouro desistisse de enfrentar Maurício Shogun e, posteriormente, rejeitasse uma luta contra Alexander Gustafsson.

PUBLICIDADE:

O ano também não foi fácil para o número um no ranking peso por peso do Ultimate Jon Jones. Apesar de ter defendido seu título por duas vezes, “Bones” deslocou o dedão na luta contra Chael Sonnen e contundiu o pé na luta contra Alexander Gustafsson. Já o peso médio Michael Bisping descolou a retina do olho direito durante treinamento e posou para fotografias nos últimos meses usando um tapa-olho. Ainda assim, a frustração do inglês, que perdeu a luta contra Mark Muñoz em Manchester, não se compara a de Cat Zingano. A invicta norte-americana venceu Miesha Tate em abril e conquistou o direito de ser uma das treinadoras do TUF 18 e enfrentar Ronda Rousey pelo cinturão da categoria peso galo feminina. Um rompimento nos ligamentos do joelho, porém, fizeram com que Zingano cedesse o posto a Tate.

Em 2013, as lesões também marcaram a edição anual do reality show The Ultimate Fighter Brasil. Yan Cabral, Luiz Besouro, Neilson Gomes e até o finalista Santiago Ponzinibbio tiveram que abandonar o programa por causa de contusões. Nos Estados Unidos, o TUF 18 também sofreu com atletas lesionados. Classificado na fase eliminatória, o norte-americano Tim Gorman não pode entrar na casa do programa por recomendação médica e as semifinalistas Jessica Rakoczy e Raquel Penningnton declararam que não estavam 100% na disputa por uma vaga na grande final.

Mas engana-se quem pensa que as lesões assombraram somente o Ultimate. Por causa da contusão de Tito Ortiz, o Bellator, principal organização rival do UFC, teve que cancelar seu primeiro evento em pay-per-view da história, no qual o meio-pesado enfrentaria Quinton “Rampage” Jackson. Já o World Series of Fighting teve que remanejar a luta principal de sua terceira edição devido a uma lesão de Anthony Johnson. O brasileiro Rolles Gracie também se contundiu e não pode enfrentar Dave Huckaba no WSOF 5.

PUBLICIDADE:

Conheça a trajetória de Alex ‘Poatan’ Pereira dos tempos de borracharia ao estrelato do UFC

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 100 Resultados do UFC Edmonton Resultados do UFC 308 Brasileiros em ação no UFC 308 Resultados do UFC Vegas 99