Com a chegada do mês de outubro, chegou a hora de lembrarmos as maiores polêmicas de setembro. Brigas, confusões, evento conturbado e agressão. Os últimos 30 dias ‘causaram’ no universo das artes marciais e você pode relembrar a seguir.
Promovido como a grande atração do mês de setembro, o UFC 279 poderia receber o codinome de ‘confusão’. O espetáculo que seria protagonizado por Khamzat Chimaev e Nate Diaz sofreu alterações em sua véspera e acabou com seus três principais embates rearranjados.
Novo ‘Bicho Papão’ do Ultimate, Chimaev foi o pivô da confusão. Nos bastidores da coletiva de imprensa, o sueco se envolveu em um desentendimento com Kevin Holland e o incidente acabou provocando o cancelamento da cerimônia.
No dia seguinte, Khamzat também protagonizou novo episódio lamentável, quando falhou no corte de peso, estando inapto a enfrentar Diaz. Com o pupilo fora da luta principal, restou ao UFC rearranjar os principais confrontos.
Por fim, Chimaev acabou enfrentando Kevin Holland; Nate Diaz encarou Tony Ferguson e Li Jingliang foi adversário de Daniel Rodriguez.
Presente nos Estados Unidos desde sua apresentação no UFC 278, Paulo Borrachinha tem trabalhado duro para elevar sua fama no país. O mineiro, inclusive, conseguiu ‘pisar no calo’ de Khamzat Chimaev.
Na semana do fatídico UFC 279, o brasileiro esteve perto de chegar às vias de fato com o sueco. Ambos treinavam no Instituto de Performance do Ultimate, quando acabaram se desentendendo.
De um lado, Paulo reforçava o desejo de medir forças com o sueco no octógono. Do outro, Chimaev rebatia e mostrava incômodo com as provocações feitas por parte do tupiniquim.
Mesmo com os ânimos acalmados, um embate entre os lutadores no peso médio (até 83,9kg.) não é carta fora do baralho.
Fenômeno do MMA, Conor McGregor teve o nome envolvido em uma confusão em torno da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA). Segundo levantamentos do repórter Aaron Bronsteter (TSN), o irlandês é o único atleta do elenco do UFC que não foi testado na temporada 2022.
Atualmente o ‘Notório’ se recupera de uma grave lesão no tornozelo, sofrida em julho de 2021. Mesmo com a fratura, o antigo duplo campeão da empresa reforça o desejo de retomar a carreira.
Questionada sobre o assunto, a USADA afirmou que não responde sobre atletas de forma individual.
Grande estrela na segunda edição do Fight Music Show, Acelino Popó Freitas atropelou o ícone do MMA, Pelé Landy. A determinação do baiano para massacrar o adversário se deu em função de uma provocação do veterano na véspera do desafio de boxe.
Segundo o tetracampeão mundial, Pelé teria ofendido sua mãe durante a encarada. O suposto incidente motivou a agressividade de Acelino, que nocauteou Landy ainda no primeiro assalto.
Após o triunfo, o campeão do extinto IVC (International Vale Tudo Championship) seguiu polemizando. O veterano chegou a acusar o árbitro do confronto de ‘proteger’ Popó, considerando que o profissional teria ignorado um knockdown.
Na sequência, Acelino divulgou um vídeo em câmera lenta da suposta queda. A intenção foi sanar qualquer questionamento dos interessados.
Representante brasileiro nos meio-médios (até 77kg.), Elizeu Capoeira, de 35 anos, recebeu um duro gancho da Agência Antidoping dos Estados Unidos (EUA). O atleta, que vive momento de instabilidade no Ultimate, falhou em teste realizado em abril de 2022. O exame constatou a presença da substância Ostarina.
A equipe do lutador negou que a ingestão tenha acontecido de forma consciente. A substância pode ser utilizada para tratar a perda de massa muscular e, também, na reposição de testosterona.
Com a punição, Elizeu estará apto a competir apenas em 2023.
O lutador de MMA Amadeusz Roslik foi notícia ao ‘nocautear’ um youtuber nos bastidores do evento polonês ‘High’. De acordo com a imprensa europeia, na época, a agressão teria acontecido após comentários maldosos do influenciador digital a respeito da família do atleta.
Nas imagens (clique aqui), é possível perceber o momento em que Roslik invade uma entrevista feita pela vítima, Sadek, e desfere o golpe. Ao ser atacado, o atingido logo desaba e se levanta desorientado na sequência.
Na véspera da agressão, Roslik tinha confronto marcado contra Powel Bomba. Na ocasião, o agressor acabou levando a melhor e nocauteou o adversário no primeiro round.
Nova estrela do Bare Knuckle FC, Mike Perry protagonizou um momento inusitado em um programa de TV transmitido na Rússia. Antiga promessa do Ultimate, o atleta se desentendeu naquela que deveria ser uma encarada amistosa com o peso pesado Magomed Ismailo.
Nas imagens (confira aqui), é possível perceber o momento em que os ânimos se alteram. Perry chega a tentar encaixar um soco no ‘rival’ e, na sequência, quase leva a pior.