Relembre as maiores polêmicas de setembro no mundo das lutas

Confusões, brigas, alfinetadas: equipe do SUPER LUTAS aponta as ‘presepadas’ do último mês

K. Chimaev ‘debocha’ após falhar na balança do UFC 279. Foto: Reprodução/Twitter

Com a chegada do mês de outubro, chegou a hora de lembrarmos as maiores polêmicas de setembro. Brigas, confusões, evento conturbado e agressão. Os últimos 30 dias ‘causaram’ no universo das artes marciais e você pode relembrar a seguir.

UFC 279

Promovido como a grande atração do mês de setembro, o UFC 279 poderia receber o codinome de ‘confusão’. O espetáculo que seria protagonizado por Khamzat Chimaev e Nate Diaz sofreu alterações em sua véspera e acabou com seus três principais embates rearranjados.

PUBLICIDADE:

Novo ‘Bicho Papão’ do Ultimate, Chimaev foi o pivô da confusão. Nos bastidores da coletiva de imprensa, o sueco se envolveu em um desentendimento com Kevin Holland e o incidente acabou provocando o cancelamento da cerimônia.

No dia seguinte, Khamzat também protagonizou novo episódio lamentável, quando falhou no corte de peso, estando inapto a enfrentar Diaz. Com o pupilo fora da luta principal, restou ao UFC rearranjar os principais confrontos.

PUBLICIDADE:

Por fim, Chimaev acabou enfrentando Kevin Holland; Nate Diaz encarou Tony Ferguson e Li Jingliang foi adversário de Daniel Rodriguez.

A treta de Borrachinha e Chimaev

Presente nos Estados Unidos desde sua apresentação no UFC 278, Paulo Borrachinha tem trabalhado duro para elevar sua fama no país. O mineiro, inclusive, conseguiu ‘pisar no calo’ de Khamzat Chimaev.

PUBLICIDADE:

Na semana do fatídico UFC 279, o brasileiro esteve perto de chegar às vias de fato com o sueco. Ambos treinavam no Instituto de Performance do Ultimate, quando acabaram se desentendendo.

De um lado, Paulo reforçava o desejo de medir forças com o sueco no octógono. Do outro, Chimaev rebatia e mostrava incômodo com as provocações feitas por parte do tupiniquim.

Mesmo com os ânimos acalmados, um embate entre os lutadores no peso médio (até 83,9kg.) não é carta fora do baralho.

PUBLICIDADE:

McGregor x USADA

Fenômeno do MMA, Conor McGregor teve o nome envolvido em uma confusão em torno da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA). Segundo levantamentos do repórter Aaron Bronsteter (TSN), o irlandês é o único atleta do elenco do UFC que não foi testado na temporada 2022.

Atualmente o ‘Notório’ se recupera de uma grave lesão no tornozelo, sofrida em julho de 2021. Mesmo com a fratura, o antigo duplo campeão da empresa reforça o desejo de retomar a carreira.

Questionada sobre o assunto, a USADA afirmou que não responde sobre atletas de forma individual.

Popó x Pelé

Grande estrela na segunda edição do Fight Music Show, Acelino Popó Freitas atropelou o ícone do MMA, Pelé Landy. A determinação do baiano para massacrar o adversário se deu em função de uma provocação do veterano na véspera do desafio de boxe.

Segundo o tetracampeão mundial, Pelé teria ofendido sua mãe durante a encarada. O suposto incidente motivou a agressividade de Acelino, que nocauteou Landy ainda no primeiro assalto.

Após o triunfo, o campeão do extinto IVC (International Vale Tudo Championship) seguiu polemizando. O veterano chegou a acusar o árbitro do confronto de ‘proteger’ Popó, considerando que o profissional teria ignorado um knockdown.

Na sequência, Acelino divulgou um vídeo em câmera lenta da suposta queda. A intenção foi sanar qualquer questionamento dos interessados.

Capoeira é suspenso por doping

Representante brasileiro nos meio-médios (até 77kg.), Elizeu Capoeira, de 35 anos, recebeu um duro gancho da Agência Antidoping dos Estados Unidos (EUA). O atleta, que vive momento de instabilidade no Ultimate, falhou em teste realizado em abril de 2022. O exame constatou a presença da substância Ostarina.

A equipe do lutador negou que a ingestão tenha acontecido de forma consciente. A substância pode ser utilizada para tratar a perda de massa muscular e, também, na reposição de testosterona.

Com a punição, Elizeu estará apto a competir apenas em 2023.

Lutador agride youtuber

O lutador de MMA Amadeusz Roslik foi notícia ao ‘nocautear’ um youtuber nos bastidores do evento polonês ‘High’. De acordo com a imprensa europeia, na época, a agressão teria acontecido após comentários maldosos do influenciador digital a respeito da família do atleta.

Nas imagens (clique aqui), é possível perceber o momento em que Roslik invade uma entrevista feita pela vítima, Sadek, e desfere o golpe. Ao ser atacado, o atingido logo desaba e se levanta desorientado na sequência.

Na véspera da agressão, Roslik tinha confronto marcado contra Powel Bomba. Na ocasião, o agressor acabou levando a melhor e nocauteou o adversário no primeiro round.

Mike Perry contra peso pesado

Nova estrela do Bare Knuckle FC, Mike Perry protagonizou um momento inusitado em um programa de TV transmitido na Rússia. Antiga promessa do Ultimate, o atleta se desentendeu naquela que deveria ser uma encarada amistosa com o peso pesado Magomed Ismailo.

Nas imagens (confira aqui), é possível perceber o momento em que os ânimos se alteram. Perry chega a tentar encaixar um soco no ‘rival’ e, na sequência, quase leva a pior.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , ,