Em setembro, o jiu-jitsu esteve em alta nas principais organizações de MMA do mundo. O nono mês do ano apresentou aos fãs das artes marciais mistas uma grande variedade de finalizações incríveis, memoráveis e até mesmo raras. A equipe do SUPER LUTAS elegeu as três melhores. Vamos à lista:
No dia 17 de setembro, Gillian Robertson fez jus ao apelido de “A Selvagem”. Especialista na luta agarrada, a canadense laçou o pescoço de Mariya Agapova com um mata-leão e fez tanta força que apagou a rival, que chegou a “espumar” pela boca e ter espasmos após a finalização brutal.
Na segunda posição, Gabriel Bonfim, o “Marretinha”, carimbou seu passaporte rumo ao UFC em grande estilo. Na sétima semana do “Dana White’s Contender Series”, o brasiliense finalizou Trey Waters com um belo e raro “Von Flue Choke” no primeiro round.
Por falar em raridade, o primeiro lugar da lista não podia pertencer a outro nome que não fosse Luca Poclit. O moldávio inovou ao finalizar Dante Schiro com um triângulo de mão reverso que, devido a seu ineditismo foi batizado de “Lucanator Choke”.
Menções honrosas:
Nate Diaz x Tony Ferguson (UFC 279); Khamzat Chimaev x Kevin Holland (UFC 279); Johnny Walker x Ion Cutelaba (UFC 279); Jailton Malhadinho x Anton Turkalj (UFC 279) Anthony Hernandez x Marc-Andre Barriault (UFC Las Vegas 60).