Henry Cejudo chegou ao MMA com o status de campeão olímpico de wrestling e, mesmo assim, buscou inspiração em quem já era referência na modalidade. Em entrevista ao canal ‘The Schmo’, o ‘Triple C’ revelou que tirou muitas lições e que aprendeu bastante quando treinou com o campeão dos penas (até 65,7kg) Patricio Pitbull.
“Me lembro da primeira vez que assisti Patrício Pitbull lutar com Ben Henderson. Tudo mudou e fiquei tipo, ‘Tem algo diferente sobre esse cara’. Eu tinha que conhecer e aprender sobre ele para que pudesse trazer isso para a minha própria arte. Fui para o Brasil, comecei a aprender e pensei, ‘Cara, isso é de ouro, é disso que eu preciso, especialmente, como um lutador pequeno’. Pude aprender com Patrício coisas que você não acreditaria. Peguei muito material dele que pude acrescentar ao meu, desde minha postura até minha compostura, meu comportamento, não mostrando expressões faciais, o jogo à distância. Eu pude ajustar em cima disso”, disse Cejudo.
O ‘Triple C’ estreou no UFC em 2014 e anunciou aposentadoria em 2020, como campeão dos penas e dos galos (até 61,2kg) da organização. Cejudo pendurou as luvas com um cartel de 16 triunfos e dois reveses como profissional de MMA.