Maurício Shogun fará sua provável despedida do MMA em frente ao público brasileiro. O ex-campeão dos meio-pesados (até 93kg) enfrenta o ucraniano Ihor Potieria no UFC 283, evento que acontece no Rio de Janeiro, no dia 21 de janeiro. A informação foi confirmada inicialmente pelo site norte-americano “MMA Mania”.
Prestes a completar 41 anos, Maurício Shogun alegou, recentemente, que planejava fazer mais duas lutas antes de pendurar as luvas. Após a declaração, o ex-campeão entrou no octógono uma vez, no UFC 274, e acabou derrotado por Ovince Saint-Preux na decisão dividida dos juízes. Com isso, a tendência é que o duelo contra Ihor Potieria seja o último da vitoriosa carreira do curitibano.
Considerado por muitos um dos maiores meio-pesados de todos os tempos, Maurício Shogun foi campeão da divisão no PRIDE e no UFC, batendo nomes como “Rampage” Jackson, Minotouro, Ricardo Arona, Chuck Liddell e Lyoto Machida na carreira. Recentemente, o curitibano não vive a melhor fase, com apenas um triunfo nas últimas quatro lutas.
Oponente do brasileiro, Ihor Potieria busca a primeira vitória no UFC. O ucraniano de 26 anos foi contratado através do “Contender Series” e chegou à organização embalado por 15 vitórias consecutivas, mas acabou nocauteado na estreia contra Nicolae Negumereanu, em julho.
A luta entre Maurício Shogun e Ihor Potieria é a quinta confirmada para o UFC Rio, que, até o momento, tem como principal atração a quadrilogia entre Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno, pela unificação dos cinturões peso mosca (até 56,7kg).