Protagonista no UFC Las Vegas 61, realizado neste sábado (1), Mackenzie Dern viveu uma verdadeira batalha. Adversária de Yan Xiaonan em confronto disputado no peso palha (até 52,1kg.), a brasileira teve confronto equilibrado, mas não conseguiu passar pela defesa eficiente da chinesa. Ao fim de cinco rounds disputados, a lenda do jiu-jitsu foi superada na decisão majoritária dos juízes.
Com o resultado, Dern perde a oportunidade de avançar no top 5 na divisão. Assim, a combatente se despede momentaneamente do sonho de lutar pelo cinturão do grupo.
Com as defesas de queda em dia, Xiaonan tem motivos de sobra para comemorar. Além de bater uma promessa do peso palha, a chinesa encerra uma sequência de duas derrotas.
Em entrevista após a vitória, Yan se colocou à disposição para uma futura disputa de cinturão. Hoje, o título está nas mãos de Carla Esparza, que defende o trono contra Weili Zhang em 12 de novembro.
O confronto começou com Xiaonan tomando a iniciativa com um chute no joelho de Dern. A chinesa seguia agressiva e encaixou um direto limpo no rosto de Mackenzie. A brasileira tentava encurtar, mas sofria com os contragolpes da chinesa. Com pouco mais de um minuto, o embate passou a ser franco, com favoritismo para Yan. Na metade da etapa, Dern deu o bote nas pernas da adversária e buscava a queda. No clich, a brasileira tentava desequilibrar a oponente, mas a chinesa se protegia. Restando dois minutos para o fim da etapa, Xiaonan conseguiu se desvencilhar. Nos segundos finais, Mackenzie conseguiu a queda, mas a chinesa acabou caindo em posição de vantagem. Yan conseguiu ficar de pé, mas não havia mais tempo.
Na segunda etapa, Xiaonan desferiu o primeiro golpe, com um chute baixo. A chinesa aproveitou o bom momento e encaixou um cruzado. Na sequência, Dern foi ao chão e tentou induzir a oponente para sua guarda. Por baixo, Mackenzie atacava a perna esquerda e tentava surpreender com uma finalização. A chinesa golpeava a brasileira com socos de cima para baixo e Dern insistia em atacar a perna da oponente. Na metade da etapa, Dern conseguiu chegar às costas e ensaiava uma omoplata. Dern conseguiu ir para o katagatame e tentava liquidar a fatura. Xiaonan resistia e não se entregava. Dern passou para a montada e castigava no ground and pound. Por cima, Mackenzie golpeava e tentava encontrar espaço para um estrangulamento. A brasileira seguia em vantagem, mas Yan resistiu bravamente até ser salva pelo gongo.
O terceiro round começou com Xiaonan lançando um chute baixo. A chinesa continuava levando vantagem na trocação e agrediu com um cruzado limpo no rosto da brasileira. Ainda no primeiro minuto, Dern conseguiu puxar a adversária para sua guarda e passou a buscar as transições. A chinesa conseguiu se desvencilhar e ficou de pé. Na trocação, Yan combinava chutes e socos, enquanto Mackenzie tentava abertura para uma queda. Na metade da etapa, Dern balançou após um direto da chinesa. Mesmo em desvantagem, a brasileira continuava caminhando para frente. Nos segundos finais, a vantagem seguia com Yan, que não caía nas armadilhas lançadas por Dern. Perto de acabar a etapa, Mackenzie conseguiu derrubar, mas não havia mais tempo.
No quarto assalto, Yan continuava melhor na luta em pé e Mackenzie seguia tendo tentativas de queda frustradas. Com pouco mais de um minuto, Xiaonan desequilibrou a brasileira com uma sequência de diretos. Dern encurtou e foi para o clinch, mas a chinesa continuava se defendendo bem. Perto do minuto final, Mackenzie voltou a puxar a adversária para a guarda. Por baixo, Dern tentava encontrar brechas para uma finalização, mas Yan mostrava muito preparo. Nos segundos finais, Mackenzie tentou o bote no braço esquerdo da oponente, mas o cronômetro zerou.
O último round começou com as atletas partindo para a trocação franca nos segundos iniciais. Na sequência, Dern encurtou e foi para o clinch, pressionado a chinesa contra as grades. Ainda no primeiro minuto, Mackenzie conseguiu a queda. Por cima, a brasileira conseguiu a montada e estava determinada a finalizar. Xiaonan se protegia como podia e Dern tentava encerrar o confronto. Com cerca de três minutos para o fim do embate, a brasileira golpeava por cima e tentava encontrar um espaço para finalizar. Nos segundos finais, Mackenzie tentou uma chave de braço, mas Yan se protegeu bem e não havia mais tempo.
CARD PRINCIPAL
Peso palha (até 52,1kg.): Yan Xiaonan derrotou Mackenzie Dern na decisão majoritária dos juízes (48-47, 48-47, 47-47)
Peso meio-médio (até 77kg.): Randy Brown derrotou Francisco Massaranduba na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2kg.): Raoni Barcelos derrotou Trevin Jones na decisão unânime dos juízes (30-25, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 52,1kg.): Sodiq Yusuff finalizou Don Shainis com uma guilhotina a 30s do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Mike Davis derrotou Viacheslav Borshchev na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-26, 30-26)
CARD PRELIMINAR
Peso casado (até 63,5kg): Daniel Willycat derrotou John Castañeda por nocaute aos 4m28s do R2
Peso pesado (até 120,2kg.): Ilir Latifi derrotou Alexey Oleynik na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso leve (até 70,3kg.): Netto BJJ derrotou Jesse Ronson por nocaute técnico (socos) aos 3m08s do R2
Peso médio (até 83,9kg.): Brendan Allen derrotou Krzysztof Jotko por finalização (mata leão) aos 4m17s do R2
Peso casado (até 63,5kg): Chelsea Chandler derrotou Julija Stoliarenko por nocaute técnico (socos) aos 4m15s do R1
Peso galo (até 61,2kg.): Guido Cannnetti derrotou Randy Costa por finalização (mata leão) aos 1m04s do R1