Celeiro de talentos e palco de duelos memoráveis, a divisão peso leve (até 70,3 kg) do UFC é vista historicamente como uma das mais competitivas de toda a organização. Na opinião de Javier Mendez, treinador da American Kickboxing Academy, no entanto, nunca houve nenhum atleta mais completo que Islam Makhachev na história da categoria.
Durante participação no podcast “Submission Radio”, Javier Mendez afirmou que, levando em consideração todas as valências que um lutador de MMA pode ter, ninguém na história dos leves se equipara ao seu pupilo.
“Você não sabe com o que você está lidando, até você lidar com aquilo. Foi assim com todo mundo que lidou com Islam. Eles achavam que poderiam se sair melhor, até entrarem lá e não conseguirem. Ele é muito completo. Vou falar para ficar registrado: como peso leve, ele é tranquilamente o mais completo de todos os tempos, melhor em todas as áreas. Melhor defesa, melhor trocação, melhor em tudo. O atleta mais completo. Lá atrás eu pensava que Frank Shamrock era o atleta mais completo de todas as divisões. Mas, no peso leve, para mim, o mais completo em cada área é Islam Makhachev”, opinou o treinador.
No dia 22 de outubro, Islam Makhachev enfrenta o ex-campeão Charles do Bronx na luta principal do aguardado UFC 280 em duelo pelo cinturão dos leves (até 70,3kg). O título se encontra vago desde que o brasileiro falhou em bater o peso da divisão na polêmica pesagem do UFC 274, em maio.