Considerado por muitos o maior lutador da história do MMA, Anderson Silva tem uma opinião diferente em relação ao assunto do melhor de todos os tempos. O brasileiro, que normalmente divide o debate com nomes como Fedor Emelianenko, Jon Jones e Georges St-Pierre, apontou o ex-campeão dos leves (até 70,3kg) BJ Penn como o melhor que já viu em ação.
“Eu acho que BJ Penn é o melhor lutador de MMA que eu vi na minha vida inteira. Sou um grande fã de BJ Penn”, declarou Anderson em entrevista recente à jornalista Helen Yee.
Um dos principais nomes do MMA mundial no início do século, BJ Penn foi campeão dos leves e dos meio-médios (até 77kg) do UFC, acumulando vitórias sobre nomes como Matt Hughes, Jens Pulver e Matt Serra ao longo de sua trajetória. O havaiano é até hoje o recordista de defesas de cinturão dos leves, ao lado de Khabib Nurmagomedov, Frankie Edgar e Benson Henderson, com três cada.
Se a primeira década do século de BJ Penn foi de conquistas e vitórias marcantes, o mesmo não se pode falar da segunda. Entre 2011 e 2019, o havaiano amargou um empate e sete derrotas consecutivas no octógono, antes de pendurar as luvas com um cartel profissional de 16 triunfos, 14 reveses e dois empates.