O Brasil pode ter um novo campeão mundial de boxe nesta sexta-feira (23). O baiano Robson Conceição, de 33 anos, enfrenta Shakur Stevenson, de 25 anos, pelos cinturões mundiais superpena (até 58,6kg.) do Conselho e da Organização Mundial de Boxe. Os títulos só estão em jogo em caso de vitória do brasileiro, já que o norte-americano ficou acima do limtie de peso da divisão na pesagem oficial realizada nesta quinta-feira (22). O duelo acontece na cidade de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Além dos cinturões, o duelo pode levar Robson Conceição a alcançar uma marca histórica na nobre arte: se tornar o quinto atleta campeão olímpico e mundial na modalidade.
Veja Também
Caso derrote Shakur Stevenson, Robson Conceição, que foi medalhista de ouro no Rio 2016, se juntará às lendas Joe Frazier, George Foreman, Sugar Ray Leonard e Muhammad Ali.
Esta é a segunda oportunidade que Robson Conceição tem de entrar no seleto grupo. Em setembro de 2021, o brasileiro disputou o título do Conselho Mundial de Boxe contra o mexicano Óscar Valdez, mas acabou derrotado de maneira polêmica na decisão unânime dos juízes. Após o revés, o baiano se recuperou com uma vitória sobre Xavier Martinez em janeiro e se credenciou para a nova disputa de cinturão.
Desde que se profissionalizou, meses após conquistar o ouro olímpico, Robson Conceição acumula um cartel de 17 vitórias e uma única derrota na nobre arte.
Oito anos mais jovem que o brasileiro, Shakur Stevenson é visto como um dos nomes mais promissores do boxe norte-americano. Invicto na carreira, com 18 vitórias, Stevenson se tornou campeão da Organização Mundial de Boxe ao nocautear Jamel Herring em 2021 e unificou os títulos do Conselho e da The Ring ao superar Óscar Valdez, algoz de Robson, em abril deste ano. Ele, no entanto, perdeu seus cinturões na pesagem da última sexta-feira (22), ao ficar cerca de 700g. acima do limite estabelecido.
Você precisa fazer login para comentar.