Publicidade

Gordon Ryan faz história, finaliza André Galvão em aguardada luta e quebra recordes no ADCC

G. Ryan (foto) em vitória no ADCC 2022. Foto: Reprodução/Instagram

Gordon Ryan tem, aos poucos, escrito sua história como um dos maiores nomes que já competiram no jogo de luta agarrada. Na noite do último sábado (18), o norte-americano ficou frente a frente com André Galvão, em superluta do ADCC 2022. Com grande domínio no jogo, ele finalizou o brasileiro por estrangulamento.

Publicidade

No início do intenso embate, André fez a pegada em Gordon, mas acertou um tapa no rosto do adversário, com o árbitro interrompendo. O brasileiro ainda aplicou mais uma queda, embora não tivesse pontuado pela regra dos dez minutos.

Veja Também

Ryan, no entanto, mostrou sua qualidade ao inverter a posição. Já na segunda parte da disputa, chegou às costas e abriu 12 a 0 antes de arriscar movimentos até achar o estrangulamento com cerca de três minutos no relógio. Os dois atletas evitaram clima hostil ao final da luta e se cumprimentaram, em sinal de respeito.

Publicidade

O ‘Rei’, como é conhecido, Gordon Ryan se tornou o único atleta da história ao lutar na mesma edição em que tinha uma superluta – vencedores do absoluto em edições anteriores. Aos 27 anos, ele também foi campeão por três categorias diferentes no evento, além de chegar a cinco títulos no ADCC.

André Galvão, por sua vez, já declarou que deve dar adeus ao jiu-jitsu. No próprio ADCC, ele é considerado um dos maiores nomes de sucesso, além de ter defendido títulos em superlutas por quatro oportunidades. Ele não perdia no evento desde 2011.

Publicidade
Publicado por
Igor Ribeiro