Destaque dos médios (até 83,9kg.), Derek Brunson tem uma longa trajetória e já enfrentou grandes nomes do esporte. Ao ser questionado sobre o nível das competições, o norte-americano elegeu Anderson Silva como o adversário mais difícil que já enfrentou. Ele ainda pondera que o ‘Spider’ era completo e oferecia resistência em todas as áreas no Ultimate.
“O adversário mais difícil que enfrentei até hoje é o Anderson Silva. Eu vou dizer Anderson porque ele é bom em todos os lugares. Era bom em tudo. (…), eu cheguei a derrubá-lo, mas vi que ele tinha uma boa guarda. Em pé, ele era complicado. Então, você tem que ficar em sintonia em todos os pontos da luta, como se ele fosse dar uma cotovelada. O cara é muito inovador. Então, eu diria que a pessoa mais difícil de lutar será o Anderson, porque você tem que tomar cuidado com ele em todos os lugares”, disse Brunson.
Em fevereiro de 2017, Anderson Silva enfrentou Derek Brunson no UFC 208. O ex-campeão dos médios (até 83,9kg.) adotou postura cautelosa, fez luta segura e venceu na decisão unânime dos juízes. O triunfo marcou a última vez que o ‘Spider’ venceu no Ultimate.
Brunson está na organização desde dezembro de 2012 e já mediu forças contra nomes como Yoel Romero, Ronaldo Jacaré, Lyoto Machida e Robert Whittaker. Em sua carreira, são 23 vitórias e oito derrotas como profissional.