Aquecimento UFC Paris: Relembre as últimas ‘grandes barreiras’ quebradas pelo esporte e saiba em quais países o MMA ainda não é legalizado

Imagem do anúncio oficial da estreia do UFC na França (Foto: Instagram/@ufc)

A aguardada estreia do Ultimate na França marcará a quebra da última ‘grande barreira’ do MMA ao redor do mundo. Quando rolar a primeira luta do UFC Paris, que acontece nesse sábado (03), não restará mais nenhuma importante nação ou cidade ao redor do globo, que não reconheça as artes marciais mistas como esporte. O SUPER LUTAS relembra os últimos obstáculos ultrapassados e quais locais ainda não autorizam a prática da atividade.

Publicidade

Veja Também

Nova York

Pôster oficial do UFC 205, que marcou o retorno do Ultimate a Nova York (Foto: Divulgação/UFC)

Considerada uma das maiores e mais importantes cidades do mundo, o estado de Nova York proibia o MMA em todos os seus cinco condados desde 1997 e sempre foi considerada o ‘sonho de consumo’ de Dana White e de toda a alta cúpula do UFC. Porém, a autorização oficial só ocorreu em março de 2016, quando a Assembleia Legislativa local aprovou, por 113 a 25 o fim da proibição do esporte na ‘grande maçã’.

O retorno à Nova York aconteceu em grande estilo. Dana White e companhia escalaram para a luta principal, a maior estrela da companhia. O então campeão dos penas (até 65,7kg) Conor McGregor subia de divisão para desafiar o dono do cinturão dos leves (até 70,3kg), o norte-americano Eddie Alvarez. A atuação do irlandês foi digna dos grandes filmes do cinema e o ‘Notório’ deu show ao nocautear o seu rival no segundo round e se tornar um dos poucos duplos campeões da história da organização.

Publicidade

França

C. Gane e T. Tuivasa posam em frente à T. Eiffel (Foto: Instagram/@ufc)

No dia sete de fevereiro de 2020, o último grande sonho do Ultimate ficou bem próximo de ser alcançado. A Ministra do Esporte da França, Roxana Maracineanu, sancionou a lei que tornava o MMA atividade legal no país da Torre Eiffel. O esporte era banido na ‘Cidade Luz’ desde 2016 e agora será supervisionado pela Federação de Boxe da França, em conjunto com a Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF).

O aguardado debute na ‘Cidade Luz’ será no dia 03 de setembro, na Accor Arena, em Paris. Na luta principal, o ex-campeão interino dos pesados e atleta local, Ciryl Gane irá dividir o octógono com o australiano Tai Tuivasa. Na luta co-principal, o antigo dono do cinturão dos médios (até 83,9kg), Robert Whittaker irá medir forças contra o italiano Marvin Vettori.

Publicidade

Ainda existem barreiras?

Os principais grandes centros do mundo já reconhecem o MMA como um esporte legal, entretanto, ainda existem algumas barreiras. A Noruega proíbe totalmente as artes marciais mistas em seu território e a prática é ilegal no país. Países como Bélgica e Dinamarca não proíbem o MMA, mas não o incentivam e não o reconhecem como esporte. Nos Estados Unidos, o MMA é regulamento e liberado em todos os seus 50 estados.

Publicado por
Gabriel Fareli
Leia mais sobre: MMARegulamentaçãoUFC Paris