O UFC 278, evento realizado no dia 20 de agosto, em Salt Lake City (EUA), contou com uma das maiores zebras do ano. Na revanche pelo cinturão dos meio-médios (até 77kg.) Leon Edwards aplicou um chute alto e chocou o mundo do MMA ao destronar o legado de Kamaru Usman já no quinto round. Porém, há quem não tenha se convencido com o desfecho brutal.
Destaque dos pesos leves (até 70,3kg.) e perto de disputar o título na edição de número 280, Islam Makhachev estava atento ao lance e considera que Edwards ‘teve sorte’ ao conseguir tirar o nocaute no último minuto. Para ele, o inglês era dominado com facilidade por Usman e, em caso de trilogia, o resultado pode ser diferente. Um terceiro embate entre os dois atletas já é especulada pelo Ultimate, que fala em ‘locais grandiosos’ pelo novo encontro.
“Edwards teve sorte porque (Usman) o venceu em quase todos os cinco rounds. No primeiro, Edwards foi bem e pegou as costas. Mas nos outros, (Usman) o dominou muito fácil. Quando eles lutarem novamente, na trilogia, eu realmente acho que Kamaru vai vencê-lo. Edwards tem o mesmo problema, sempre com caras de wrestling”, opinou Makhachev em entrevista à ‘ESPN’ norte-americana.
Novo campeão dos meio-médios, Leon Edwards é o segundo britânico a conquistar um cinturão do UFC. O primeiro representante da Inglaterra a se tornar campeão foi Michael Bisping, no peso médio (até 83,9kg). Em sua carreira, ele soma 11 lutas sem perder, além de um cartel de 20 resultados positivos, três negativos e um ‘no contest’ em sua trajetória no MMA.