A audácia de Nate Diaz chegou a outro nível neste final de semana. O lutador, que protagoniza a luta principal do UFC 279, no próximo dia 10, contra Khamzat Chimaev, recebeu a visita de um representante da Agência Antidoping dos EUA (USADA na sigla em inglês). Contudo, o lutador resolveu provocar e fumou maconha enquanto o agente esperava a coleta do teste (veja o vídeo abaixo).
Nate, que é usuário declarado e defensor do uso da maconha, fez uma live em sua conta no Instagram com um cigarro aceso, enquanto o responsável pela agência antidoping esperava pela urina do lutador. Diaz reclamou que o agente, sentado em seu sofá, não iria embora pois esperava mais material para o teste. Ele alegou ter urinado dois litros e que essa quantidade não seria suficiente.
” Esse homem (agente da USADA) não vai sair da minha casa porque eu não dei urina suficiente a ele. Eu mijei tudo que posso. Quantos litros devo fazer?”, questionou. “Dei mais dois litros de mijo a ele. Ele não vai sair daqui até (eu fazer). DK é meu cara, mas a USADA pode ser uma m***. Volte em seis horas e eu lhe dou mais dois litros. Desculpe, DK”, disparou Diaz.
Apesar da provocação de Nate Diaz, a maconha não é mais considerada como substância ilegal pela USADA e UFC. Desde setembro de 2021, a Agência Antidoping e o evento consideram o uso da erva de forma recreativa, desde que não ajude na melhora de performance do lutador. A explicação é dada pelo diretor de saúde e performance do UFC, Jeff Novitzky
“É inerente que uma melhora de performance significaria que você está afetado pela maconha, que você está sob a influência. Portanto, estamos supondo que, se você estiver sob a influência, pode existir algum benefício para melhorar o desempenho. Os cenários que posso pensar seriam um lutador aparecer no vestiário antes da luta com os olhos vermelhos, cheirando a maconha, com a fala mais lenta ou o olhar distante. Se há evidências de que eles usaram maconha recentemente, isso se qualificaria como melhora de performance, porque eles estariam afetados na luta”, analisou.