O golpe que acabou com o ‘legado’ de Kamaru Usman nos meio-médios (até 77kg.) foi puramente calculado e executado com perfeição por Leon Edwards no UFC 278, evento realizado no último sábado (20). Em vídeo publicado pelo grupo ‘BT Sport’ no ‘Instagram’, é possível ver o inglês treinando a movimentação junto à equipe antes do desfecho positivo na revanche entre os atletas.
No início do vídeo, os treinadores de Edwards analisam cada movimento de Usman em lutas anteriores. Eles ainda destacam que, à medida em que o nigeriano faz ‘giros’ no octógono, ele se expõe na parte lateral de sua cabeça, o que facilitaria um chute de Leon no ângulo exato para surpreender. E foi justamente a execução que permitiria o inglês de se tornar o novo campeão da categoria.
Edwards protagonizou uma grande reviravolta diante de Usman. Depois de ser dominado por boa parte do duelo, ele conseguiu aplicar um chute alto no último minuto da luta e ‘chocou o mundo’ do MMA ao encerrar o reinado do nigeriano. Uma trilogia entre os dois atletas já é especulada pelo Ultimate, que fala em ‘locais grandiosos’ pelo novo encontro.
Novo campeão dos meio-médios, Leon Edwards é o segundo britânico a conquistar um cinturão do UFC. O primeiro representante da Inglaterra a se tornar campeão foi Michael Bisping, no peso médio (até 83,9kg). Em sua carreira, ele soma 11 lutas sem perder, além de um cartel de 20 resultados positivos, três negativos e um ‘no contest’ em sua trajetória no MMA.