A aposentadoria de Luke Rockhold no UFC 278 marcou o fim de uma geração vitoriosa de lutadores da American Kickboxing Academy, situada em San Jose, Califórnia (EUA). Após o ex-campeão dos médios (até 83,9kg) pendurar as luvas com a derrota para Paulo Borrachinha, encerrou-se uma ‘geração de ouro’ da renomada academia, que conquistou diversos cinturões em grandes organizações como Strikeforce e UFC.
Leia mais: Cain Velasquez tem fiança negada pela terceira vez e continua preso por tentativa de homicídio
A academia liderada por Javier Mendez se destacou nos últimos anos por ser um celeiro de campeões e grandes lutadores. Sediada em San Jose, Califórnia (EUA), a equipe tinha na sua linha de frente nomes de destaque como Daniel Cormier, Khabib Nurmagomedov, Cain Velasquez e Luke Rockhold. Atualmente, treinam lá outros atletas de grandes organizações como Tai Tuivasa, Lian McGeary, Dan Ige, Umar Nurmagomedov e Germaine de Randamie.
Entre os grandes títulos conquistados pela academia estão os de Luke Rockhold (ex-campeão peso médio do UFC e do Strikeforce), Daniel Cormier (ex-campeão dos meio-pesados e dos pesados do UFC), Khabib Nurmagomedov (ex-campeão peso leve do UFC), e de Cain Velasquez (ex-campeão dos pesados do UFC).
Com as aposentadorias de Rockhold, Cormier e Khabib, além da prisão de Velasquez, a geração mais importante da história da ‘AKA’ sai totalmente de cena, mas não sem antes marcar o seu nome na história do esporte e colocar o nome da academia entre as principais do mundo das artes marciais mistas.