Histórico. Na luta principal do UFC 278, realizado neste sábado (20), em Salt Lake City (EUA), Leon Edwards chocou o mundo na disputa de cinturão dos meio-médios (até 77kg.) contra Kamaru Usman. Controlado por grande parte do confronto, o desafiante protagonizou uma virada histórica e apagou o nigeriano com um chute alto avassalador no minuto final do último round. O nocaute consagrou o inglês como novo campeão da divisão, e redimiu o atleta da derrota sofrida para o rival em 2015.
Com a vitória, Edwards encerra o reinado de Usman, iniciado em 2019. Além da conquista, o novo rei da categoria amplia sua grande fase, atingindo a marca de 10 lutas sem derrota.
Veja Também
Surpreendido pelo ataque fulminante de Leon, Usman sofre seu segundo revés como profissional no MMA. O único tropeço na carreira do nigeriano havia acontecido em 2013, quando disputava seu segundo compromisso na modalidade.
Apagado no UFC 278, Kamaru também perdeu a oportunidade de atingir uma marca histórica no Ultimate. Caso deixasse o octógono com a vitória, o nigeriano se igualaria a Anderson Silva como a maior sequência de vitórias na organização, com 16.
‘Dono da festa’, Edwards se recuperou da derrota sofrida para Usman em 2015. No primeiro encontro, o ex-campeão havia levado a melhor na decisão unânime dos juízes.
A luta
O confronto começou com Edwards tomando a iniciativa com um chute frontal, defendido pelo campeão. O desafiante seguiu lançando chutes baixos, tentando minar a base de Usman, que economizava nos ataques. Com pouco mais de um minuto, Kamaru buscou uma queda, mas Leon se protegeu. Com quase dois minutos de confronto, Edwards tentou uma rasteira, mas acabou se desequilibrando e caindo por baixo do nigeriano. O inglês conseguiu ficar de pé, mas Usman seguia colado ao adversário. O campeão pressionava o oponente contra as grades e tentava levar o inglês para o chão. Restando dois minutos para o fim da etapa, Leon surpreendeu e reverteu a situação, derrubando o nigeriano. Por cima, Edwards buscava encontrar a brecha para um estrangulamento. O desafiante chegou às costas e tentava o desfecho na via rápida. O campeão resistia e evitava o avanço das ações do adversário, até que o cronômetro zerou.
Na segunda etapa, Edwards foi o primeiro a agredir, com um chute e uma sequência de cruzados. O campeão respondeu com uppers e passou a pressionar o desafiante contra as grades. Ainda no primeiro minuto, o nigeriano agredia com ganchos e cruzados e Leon conseguiu se evadir. Com quase dois minutos, os lutadores passaram a trocar golpes no centro do octógono. Usman pontuou com dois jabs e Edwards respondeu com um direto. Restando pouco mais de dois minutos para o fim do assalto, Kamaru voltou a fazer uso da luta agarrada e pressionava o adversário contra as grades. Leon se afastou e tentou uma queda, mas o nigeriano se protegeu bem. Nos segundos finais, Usman passou a agredir o adversário com ganchos potentes na linha de cintura e, na sequência, levou o inglês para o chão. O round acabou com o campeão agredindo no ground and pound.
O terceiro assalto começou com Edwards lançando um chute alto, que explodiu na guarda do campeão. Com pouco mais de um minuto, Kamaru conseguiu uma queda no inglês. Leon conseguiu ficar de pé, mas era pressionado contra as grades. Usman chegou às costas e lançava joelhadas na coxa do oponente. Na metade do round, o desafiante conseguiu se desvencilhar. Usman era mais agressivo e, depois de atingir o adversário com cruzados, levou o oponente para o chão pela segunda vez na etapa. Restando um minuto, Kamaru controlava as ações impedia a recuperação do rival. O round acabou com o inglês ficando de pé e recebendo um cruzado do oponente.
No quarto assalto, o primeiro ataque foi de Edwards, com um chute baixo. Usman conectou um jab limpo no rosto do desafiante, que respondeu com um chute frontal. Ainda no primeiro minuto, Leon se esquivou de um ataque do campeão e conseguiu chegar às costas. Kamaru tentava se desvencilhar, mas o inglês não dava espaço, pressionando o nigeriano contra as grades. Após a investida de Leon, Usman conseguiu se afastar e, na sequência, conseguiu derrubar o oponente e passou a agredir no ground and pound. Por cima, o nigeriano fazia valer a vantagem e administrava o resultado do round. Leon conseguiu ficar de pé, mas o campeão continuava ‘grudado’ no rival. Nos segundos finais, Usman passou a agredir o inglês com combinações de socos, mas não havia mais tempo.
O campeão foi o primeiro a atacar no último round, com uma sequência de jabs. Usman cercava Edwards e buscava o melhor momento para atacar. Com pouco mais de um minuto, Kamaru tentou uma queda, mas o inglês se defendeu. O nigeriano mantinha o oponente de costas nas grades e controlava as ações. Restando dois minutos para o fim do round, Edwards conectou um direto limpo no rosto do campeão. Na sequência, o embate foi paralisado por conta de um chute baixo aplicado pelo desafiante. No minuto final, Edwards conectou um chute alto que explodiu na cabeça do nigeriano, levando o adversário a nocaute imediato.
Resultados do UFC 278
CARD PRINCIPAL
Peso meio-médio (até 77kg.): Leon Edwards derrotou Kamaru Usman por nocaute a 4m04s do R5 – Luta pelo cinturão
Peso médio (até 83,9kg.): Paulo Borrachinha derrotou Luke Rockhold na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2kg.): Merab Dvalishvili derrotou José Aldo na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso galo (até 61,2kg.): Lucie Pudilova derrotou Wu Yanan por nocaute técnico a 4m04s do R2
Peso meio-pesado (até 93kg.): Tyson Pedro derrotou Harry Hunsucker por nocaute técnico a 1m05s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso pesado (até 120,2kg.): Marcin Tybura derrotou Alexandr Romano na decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-29, 28-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Jared Gordon derrotou Léo Santos na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7kg.): Sean Woodson e Luís Saldaña terminaram empatados (29-27, 27-29, 28-28)
Peso meio-médio (até 77kg.): Ange Loosa derrotou AJ Fletcher na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-28,29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Amir Albazi derrotou Francisco Figueiredo por finalização (mata leão) aos 4m31s
Peso galo (até 61,2kg.): AoriQileng derrotou Jay Perrin na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Victor Altamirano derrotou Daniel Miojo por nocaute técnico (socos) aos 3m39s do R1
Você precisa fazer login para comentar.