Anticlímax total. Primeiro brasileiro a subir no octógono no card principal do UFC 278, realizado neste sábado (20), em Salt Lake City (EUA), José Aldo foi parado pelo estilo pragmático de Merab Dvalishvili. Vítima da estratégia do georgiano, que fez uso da luta agarrada, o brasileiro não foi capaz de impor seu jogo e acabou superado na decisão unânime dos juízes.
Com o tropeço, Aldo teve interrompida uma sequência de três vitórias consecutivas no peso galo (até 61,2kg.). Além do revés, o a lenda do MMA se afasta do sonho de voltar a disputar o cinturão da categoria.
Vitorioso no embate, Dvalishvili tem motivos de sobra para comemorar. Atual número seis no ranking do grupo liderado pelo amigo Aljamain Sterling, o georgiano deve chegar ao top 5 da categoria e amplia seu bom momento, atingindo a marca de oito resultados positivos em sequência.
Com o sonho de conquistar o título nos galos, Aldo sofre o primeiro revés em mais de dois anos. O último tropeço do manauara havia acontecido no embate contra Petr Yan, em 2020, quando o tupiniquim acabou nocauteado pelo russo em disputa pelo trono da divisão.
O confronto começou com Dvalishvili tomando a iniciativa com um chute rodado potente. Aldo economizava nos ataques e aguardava o melhor momento para atacar. Merab era mais agressivo, e acuou o brasileiro com um direto no rosto. Na sequência, o georgiano encurtou e tentou a primeira queda, mas o manauara se defendeu bem. Na metade do round, José desequilibrou o adversário com um chute baixo. O tupiniquim desferiu um novo chute baixo e tentava evitar a aproximação do rival. Perto do minuto final, Merab buscou nova queda, mas o manauara voltou a ter boa defesa. Nos segundos finais, Dvalishvili voltou a lançar um chute rodado e Aldo respondeu com uma joelhada voadora, mas não havia mais tempo.
Na segunda etapa, o georgiano lançou o primeiro ataque, com um chute baixo. Aldo respondeu com um cruzado de esquerda. Ainda no primeiro minuto, Dvalishvili esquivou um cruzado do brasileiro e buscou a queda. Pressionado contra as grades, o manauara se defendia e evitava ser levado para o chão. O georgiano pontuava com joelhadas e não permitia que o brasileiro se desvencilhasse. Na metade da etapa, o manauara conseguiu se afastar e encaixou uma combinação de cruzado com um chute na linha de cintura do oponente. Na sequência, Merab voltou a se agarrar ao tupiniquim e tentava levá-lo ao chão. O georgiano deixava claro que o plano era usar o grappling e voltou a pressionar o tupiniquim contra as grades, fazendo valer a vantagem na etapa. No minuto final, Dvalishvili surpreendeu o manauara com um cruzado e voltou a se agarrar a José, mas o cronômetro zerou.
O último assalto começou com Dvalishvili buscando a luta agarrada logo nos segundos iniciais. Ainda no primeiro minuto, o georgiano encaixou um cruzado limpo no rosto do brasileiro, mas José não acusou o golpe. Aldo seguia economizando nos ataques, enquanto Merab insistia na luta agarrada. Na metade da etapa, Dvalishvili voltou a tocar o manauara com um cruzado. José tentava pontuar com diretos na linha de cintura do adversário, mas Merab voltou a encurtar e tentar uma queda. Aldo continuava se defendendo bem, mas não conseguia soltar seu jogo. No fim da etapa, Merab lançava joelhadas nas pernas do brasileiro, que estava na posição de quatro apoios. Aldo se afastou nos segundos finais, mas não havia mais tempo.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-médio (até 77kg.): Leon Edwards derrotou Kamaru Usman por nocaute a 4m04s do R5 – Luta pelo cinturão
Peso médio (até 83,9kg.): Paulo Borrachinha derrotou Luke Rockhold na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2kg.): Merab Dvalishvili derrotou José Aldo na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso galo (até 61,2kg.): Lucie Pudilova derrotou Wu Yanan por nocaute técnico a 4m04s do R2
Peso meio-pesado (até 93kg.): Tyson Pedro derrotou Harry Hunsucker por nocaute técnico a 1m05s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso pesado (até 120,2kg.): Marcin Tybura derrotou Alexandr Romano na decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-29, 28-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Jared Gordon derrotou Léo Santos na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7kg.): Sean Woodson e Luís Saldaña terminaram empatados (29-27, 27-29, 28-28)
Peso meio-médio (até 77kg.): Ange Loosa derrotou AJ Fletcher na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-28,29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Amir Albazi derrotou Francisco Figueiredo por finalização (mata leão) aos 4m31s
Peso galo (até 61,2kg.): AoriQileng derrotou Jay Perrin na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Victor Altamirano derrotou Daniel Miojo por nocaute técnico (socos) aos 3m39s do R1