A luta
Assim que a luta começou, Rani partiu para o ataque e tentou colocar seu jogo de solo em ação. O brasileiro até conseguiu uma boa posição e partiu para a guilhotina, mas o finlandês conseguiu escapar e ficar por cima. O brasiliense ainda tentou dois ataques na chave de calcanhar, mas que foram bem defendidos.
Na segunda parcial, Tom Niimaki foi quem buscou a queda. Apesar de não atacar Yahya, ele manteve o duelo em posição favorável por um bom tempo. Sem boas ações na parcial, Rany tentou uma guilhotina nos instantes finais, mas que acabou defendida.
O round final marcou toda a história do duelo. Equilibrado e com muita alternância no controle da disputa. Niinimaki começou melhor, colocou para baixo e mantinha o brasileiro de costas no chão. Com pouca efetividade, o duelo voltou para a trocação. Na segunda metade foi Rani quem buscou a queda, tentou atacar o pescoço, mas preferiu partir para as cotoveladas.
Ao final de 15 minutos, vitória de Tom Niimaki sobre Rani Yahya na decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29, 30×27).
Árbitro brasileiro desqualifica venezuelano
A última luta do card preliminar terminou em polêmica. Akira Corassani e Maximo Blanco entraram no octógono com a perspectiva de um grande duelo. Porém, a luta não passou do primeiro round.
Assim que o duelo começou, Blanco colocou o rival contra as grades e partiu para uma sequência de golpes. Mas o venezuelano acertou uma potente joelhada no rosto de Corassani, que estava com o joelho no chão, o que é proibido pelas regras unificadas do MMA. Atendido pelos médicos, Akira não teve condições de continuar e o duelo foi encerrado prematuramente.
Como o árbitro brasileiro, Mario Yamazaki, considerou que o golpe foi intencional ele desqualificou Maximo Blanco e a vitória foi para o lesionado Akira Corassani.
Confira abaixo os resultados do card preliminar do TUF 18 Finale:
Akira Corassani derrotou Maximo Blanco por desqualificação no R1;
Tom Niinimaki derrotou Rani Yahya na decisão dividida dos juízes;
Jared Rosholt derrotou Walter Harris na decisão unânime dos juízes;
Sean Spencer derrotou Drew Dober na decisão unânime dos juízes;
Josh Sampo finalizou Ryan Benoit com um mata-leão no R1;