Perto da aguardada chance de disputar o cinturão dos pesos galos (até 61,2kg.), José Aldo é um dos representantes brasileiros no UFC 278, evento que acontece no próximo sábado, em Salt Lake City (EUA). O ‘Campeão do Povo’ mede forças contra Merab Dvalishvili e, caso consiga a vitória, pode se aproximar do desafio ao vencedor de Aljamain Sterling e TJ Dillashaw.
Embalado por três triunfos seguidos, Aldo venceu Rob Font em sua última apresentação com as luvas do Ultimate. Apesar de entrar como ‘zebra’ nas casas de apostas, o manauara fez jogo estratégico e, em luta de cinco rounds, saiu com a vitória na decisão unânime dos juízes.
O embate, que aconteceu em dezembro de 2021, teve o norte-americano começando melhor, com o uso de sua envergadura e movimentação para ferir Aldo. Porém, no final do terceiro assalto, o manauara combinou jabs e diretos para mandar o rival à lona. Então, ele soltou seu jogo e ainda conseguiu mais dois knockdowns, além de dominar Rob no solo. O atleta tupiniquim esteve perto de finalizar no final da luta, mas Font defendeu bem o mata-leão.
Em novo momento na carreira, Aldo volta a ver de perto a oportunidade de lutar pelo cinturão do peso galo. Na divisão desde dezembro de 2019, o manauara conta com um cartel de 31 triunfos e sete reveses. Ele também ocupa a terceira colocação no ranking da categoria, atrás apenas de TJ Dillashaw, Petr Yan e Aljamain Sterling.