Mesmo sendo o terceiro maior recordista de vitórias em lutas por cinturão, Demetrious Johnson sempre sofreu com críticas do UFC e dos fãs de MMA por seu estilo pragmático de lutar. Em entrevista ao ‘MMA Fighting’, o ex-campeão dos moscas (até 56,7kg) relembrou quando foi xingado de ‘Idiota’ por Dana White e disse que o Ultimate ameaçou fechar a categoria, por ele não ter aceitado uma superluta contra TJ Dillashaw, então líder dos pesos galos (até 61,2kg).
“Foi quando eu estava fazendo uma transmissão na Twitch. Eu estava jogando e alguém no bate papo disse: ‘Ei cara, você ouviu falar da nova edição do The Ultimate Fighter ?’ Eu estava tipo, ‘Do que você está falando?’ e ele disse, ‘Eles vão fazer o The Ultimate Fighter, vão ser todos os campeões (de outras organizações) e o vencedor vai lutar com você pelo cinturão’. E eu disse, ‘Bem, isso é estúpido.’ E então eu fiquei tipo, ‘E os caras em uma sequência de cinco vitórias? E quanto a Joseph Benavidez? Eles vão pular a fila?’. Eu disse isso e no dia seguinte recebi um telefonema de Dana White. Ele nunca me ligou quando eu estava no UFC. Ele ligou e disse: ‘Seu idiota! Você acabou de arruinar tudo isso que estamos tentando preparar para você’, contou o ‘DJ’.
O ex-campeão dos moscas disse que o UFC o ofereceu uma luta contra TJ Dillashaw, então líder dos galos, e contou que a organização ameaçou fechar a sua divisão, quando ele fez as suas ‘exigências’ para a realização da superluta.
“Eles queriam que eu enfrentasse TJ Dillashaw e eu disse que lutaríamos com ele por US$ 1 milhão. Então a coisa era, eu sabia que TJ não poderia bater 56,7kg de forma saudável. Eu sabia disso e Matt (Hume, diretor de relações públicas do UFC) também. Então Matt queria colocar no contrato dizendo que se TJ Dillashaw não batesse o peso, nós lutamos com ele pelo seu cinturão (dos galos) e eles disseram que não. E foi quando eles disseram, ‘Nós vamos fechar a divisão.’ Então eu disse que lutaria com TJ por US$ 1 milhão. É uma superluta. Vamos fazer acontecer. Mas eles não fariam isso e foi quando eles disseram, ‘Nós vamos fechar a divisão.’ Bem, feche a porra da divisão então. E eles não fizeram isso”, contou Johnson.
Campeão dos moscas de 2012 a 2018, Demetrious é o terceiro maior vitorioso em lutas por cinturão da história da organização, com 12 triunfos. Logo após ser destronado por Henry Cejudo, o norte-americano foi envolvido em uma troca com o ONE Championship, pelo meio-médio (até 77,1kg) Ben Askren. O ‘Mighty Mouse’ possui um cartel de 23 resultados positivos, quatro negativos e um empate como profissional.