Ex-campeão do Bellator e desafiante ao cinturão do UFC, Rory MacDonald se aposenta do MMA

R. MacDonald anunciou a aposentadoria do MMA (Foto: Divulgação/PFL)

O canadense Rory MacDonald anunciou, no último domingo (14), a aposentadoria do MMA profissional. Aos 33 anos, o meio-médio (até 77 kg) optou por pendurar as luvas após ser nocauteado por Dilano Taylor na semifinal da PFL, no último sábado (13), em Cardiff, no País de Gales.

Publicidade

O anúncio da aposentadoria de Rory MacDonald já havia sido antecipado por Olivia, esposa do lutador, logo após a derrota do canadense.

Veja Também

“Muitas emoções nesta noite. Peço que sejam gentis com suas palavras. Foi uma jornada maravilhosa assistir a este homem lutar. Rory pendurou as luvas e está muito em paz com isso. A novos começos. Obrigada”, escreveu a esposa do canadense.

Publicidade

Pupilo da lenda canadense Georges St-Pierre, Rory MacDonald estreou no UFC aos 20 anos de idade e rapidamente se firmou como um dos melhores e mais empolgantes meio-médios do planeta. A passagem do “Rei Vermelho” no Ultimate é marcada principalmente pela disputa de cinturão contra Robbie Lawler, em 2015, na qual foi derrotado em uma luta considerada até hoje uma das melhores da história do esporte.

Após seis anos lutando no Ultimate, Rory MacDonald deixou a organização e fechou com o Bellator. Na nova organização, se tornou campeão dos meio-médios e chegou a disputar o título dos médios (até 83,9 kg), mas acabou derrotado por Gegard Mousasi.

Publicidade

Após dois anos competindo no cage circular, o canadense foi contratado pela PFL, onde atuou em duas temporadas, sendo eliminado nas semifinais em ambas. Rory MacDonald dá adeus ao MMA profissional com um cartel de 23 vitórias, dez derrotas e um empate.

Confira o anúncio de aposentadoria de Rory MacDonald na íntegra:

“Chegou minha hora de pendurar as luvas de vez. Sou muito grato a esse esporte e a cada pessoa que eu pude encontrar ao longo do caminho. Eu comecei nesse esporte aos 14 anos e ainda lembro meu primeiro dia, quando eu já sabia que seria isso que eu gostaria de fazer pelo resto da vida. A paixão pelas artes marciais e o fato de me tornar um lutador profissional de MMA me deram esperança e um caminho para uma vida melhor! Sou muito grato a Deus por colocar aquela academia Toshido MMA em Kelowna no meu caminho. Isso realmente mudou a direção da minha vida e me salvou! Que aventura foi essa carreira, 17 anos como lutador profissional. Aconteceu tudo tão rápido! Muitos treinamentos dolorosos que estão gravados no meu ser, viagens para todas as partes do planeta e encontros com tantas pessoas. Aprendi tanto sobre eu mesmo ao longo da carreira, nem tudo foi bom. Cometi muitos erros no caminho, mas aos 33 anos sou um homem melhor por conta destes erros, pelos quais sou muito grato por ter crescido. Quero agradecer a todos os meu fãs, que tanto me apoiaram. Nunca entrei no esporte por fama ou reconhecimento e foi difícil ajustar minha atenção para isso, mas sou verdadeiramente grato pela gentileza com a qual me trataram! Obrigado a todos meus amigos e familiares que me ajudaram a viver meu sonho de lutar no mais alto nível. Obrigado por acreditarem em mim e se importarem tanto, vocês foram muito generosos e eu amo todos vocês. Obrigado ao UFC, Bellator e PFL pela oportunidade de lutar a nível mundial e às equipes dessas organizações. Vocês foram pessoas legais de lidar e trabalhar junto. Desculpa pelo mau humor. Obrigado aos meus treinadores, parceiros de treino e empresários!”

Publicidade
Publicado por
Fernando Keller
Leia mais sobre: BellatorPFLRory MacDonaldUFC