Candidato a uma futura disputa de cinturão no peso galo (até 61,2kg.), Marlon Vera voltou a mostrar que tem uma arma secreta em suas apresentações. Após apagar Dominick Cruz no UFC San Diego, o equatoriano amplia a lista de ex-campeões atropelados via chute alto. No fim de 2021, o combatente havia superado Frankie Edgar de forma semelhante.
No UFC San Diego, Vera precisou de pouco mais de 20 minutos para provar que é um sério prospecto a um confronto pelo trono dos galos. Com a obrigação de vencer Cruz, o equatoriano decifrou a movimentação de excelência do veterano, que fazia um bom confronto, e surpreendeu com um chute alto, levando o rival a nocaute imediato.
Em novembro da temporada passada, Edgar foi a vítima da agressividade e precisão de Marlon. Ex-campeão dos leves (até 70,3kg.) e penas (até 65,7kg.), o norte-americano sucumbiu no terceiro round, também sendo apagado.
Com o triunfo no UFC San Diego, Vera amplia sua grande fase na organização. Agora, o lutador soma quatro resultados positivos em sequência e segue consolidado no top 5 da divisão liderada por Aljamain Sterling.
O último tropeço de Marlon aconteceu em dezembro de 2020. Na ocasião, o equatoriano acabou superado por José Aldo, em embate definido na decisão unânime dos juízes.