Ícones do jiu-jitsu e MMA homenageiam Leandro Lo, lenda brutalmente assassinado durante show em São Paulo

Leandro Lo é considerado um ícone do jiu-jitsu. Foto: Reprodução/Instagram

A comunidade do jiu-jitsu e MMA está de luto pela morte precoce do lendário Leandro Lo, multicampeão mundial na ‘arte suave’. Após a confirmação da morte cerebral do atleta, brutalmente assassinado com um tiro na cabeça durante um show em um clube em São Paulo, ícones dos esportes de combate prestaram suas homenagens à lenda brasileira.

Publicidade

O principal suspeito do crime bárbaro é o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. Segundo testemunhas, o acusado efetuou um disparo único após um princípio de confusão com a lenda do jiu-jitsu. No momento, o PM está preso temporariamente.

Veja Também

Na intenção de homenagear Lo, grandes nomes das artes marciais usaram suas redes sociais para manifestar a solidariedade.

Publicidade

Lenda do MMA, Anderson Silva deixou sua publicação.

“Meus sentimentos. Que Deus possa recebê-lo, guerreiro, e conforte o coração dos familiares.

Publicidade

Referência na adaptação do jiu-jitsu nas artes marciais mistas, Demian Maia também prestou sua homenagem.

Muito mais importante do que como você se foi é como você viveu, e que vida você teve. Descanse em paz, Leandro”, publicou Maia.

Publicidade

Amigo pessoal de Leandro e um dos maiores representantes do jiu-jitsu de todos os tempos, Marcus Buchecha deixou um registro emocionado em sua conta no Instagram.

“Descansa em paz, meu irmão. Muito obrigado por nos ensinar tanto, não só nos tatames, mas muito sobre a vida. Ensinou todos nós a viver a vida intensamente, sempre aproveitando cada momento como se não houvesse amanhã.
Muito difícil achar palavras nesse momento para essa dor. Sempre vou te amar como um irmão. Hoje, tenho certeza de que o céu é um lugar mais alegre e em festa com você aí, do mesmo jeito que era aqui, quando todos que te amavam estavam do teu lado.
Muito obrigado por ter dado tanto alegria a todos nós, você jamais será esquecido Sensei”, escreveu.

Promessa brasileira nos médios do UFC e outra grande referência na ‘arte suave’, Rodolfo Vieira, o ‘Caçador de Faixa-Preta’, também deixou seu registro e não escondeu a comoção.

“Ainda estou sem acreditar que você se foi. Não sei o que escrever aqui. Me sinto um abençoado por ter conhecido e vivido momentos maravilhosos ao seu lado. Muitas viagens, competições. Um grande adversário, um grande amigo que o jiu-jitsu me deu. Simplicidade, humildade e carisma raros de se encontrar. (…) Nunca existiu e nem vai existir alguém assim no jiu-jitsu. Você era único. (…) Você vai estar sempre em meu coração”, publicou.

Destaque nos meio-médios do Ultimate e outra referência no jiu-jitsu, Gilbert Durinho deixou seu recado.

“Essa notícia continua inacreditável. (…) Descanse em paz, Leandro”, divulgou.

Um dos principais responsáveis pela difusão do MMA no mundo, Wanderlei Silva foi mais um a prestar homenagem a Lo.

“Descansa em paz, meu irmão! Um ser humano diferenciado, dentro e fora dos tatames. Humilde, bem-humorado, de bem com a vida. Contagiava sempre o ambiente em que se encontrava. Na luta, um dos grandes talentos do nosso país. Nosso eterno campeão. Ficarão as ótimas lembranças, para sempre estará na nossa memória e coração. Muita força aos familiares e amigos desta lenda! Eterno”, publicou.

Com histórico de campeonatos mundiais de jiu-jitsu, Ronaldo Jacaré reconheceu os grandes feitos do compatriota no esporte e lamentou a tragédia do fim de semana.

“Leandro Lo, de 33 anos, conquistou oito Mundiais de jiu-jitsu, cinco Copas do Mundo e oito Pan-Americanos. Infelizmente essa linda história no esporte que eu mais amo foi interrompida hoje por um crime brutal. Na memória, fica a alegria que ele sempre demonstrou, dentro e fora dos tatames e, também, tudo o que fez pelo jiu-jitsu. Meu amigo, descanse em paz. O legado que você deixou será seguido por muitas gerações. Oss”, escreveu Jacaré.

Ex-campeão dos pesados no UFC, Júnior Cigano também homenageou Leandro.

“Descanse em paz, campeão”, publicou.

Após a confirmação da morte cerebral de Leandro Lo, a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu emitiu nota lamentando o falecimento de Lo. A entidade reconheceu a história brilhante do lutador, que representou de forma épica seu país em competições nacionais e internacionais.

“A IBJJF/CBJJ e toda a comunidade do jiu-jitsu está profundamente triste ao tomar conhecimento do falecimento de Leandro Lo. Lo foi um dos maiores atletas que nosso esporte já produziu. Um exemplo de atleta, verdadeiro faixa-preta, artista marcial e campeão dentro e fora dos tatames. A influência global, paixão e dedicação de Lo ao Jiu-Jitsu serão para sempre lembradas em nossos corações, e homenageadas pelo grande campeão e pessoa que ele foi. Nossos sentimentos e condolências para a sua família, e que ele descanse em paz”, escreveram.

Ícone da ‘arte suave’, Leandro teve a vida tirada aos 33 anos. Em sua trajetória no jiu-jitsu, o atleta colecionou troféus. Foram oito títulos mundiais, seis Pan-Americanos, três campeonatos brasileiros, título do Open Europeu, bicampeão brasileiro sem quimono, tetracampeão da Copa Podio.

Publicado por
VH Gonzaga
Leia mais sobre: Jiu-jitsuLeandro LoMMA