O mundo das lutas amanheceu em choque com o assasinato do multicampeão mundial Leandro Lo na madrugada deste domingo (07). O faixa-preta recebeu um tiro na cabeça, em uma festa na Zona Sul de São Paulo. Os disparos foram efetuados, segundo o boletim de ocorrência, pelo do policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. Mas quem é o homem acusado de matar de forma cruel uma das maiores lendas do jiu-jitsu?
Henrique Otávio Oliveira Velozo é 1º Tenente da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Em seu perfil no Linkedin – apagado na manhã deste domingo – o PM diz ter ‘conhecimento na área de Inteligência Policial e especializado pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar (CIPM), atuando como chefe da Agência de Inteligência em Batalhão territorial da Zona Norte de São Paulo’. O oficial também alega ser ‘analista comportamental’
Velozo também se descreve como ‘especialista em defesa pessoal’ e como ‘docente nas Escolas de Formação da Polícia Militar, atuando como Treinador e Personal Fight em concomitância’. Em sua conta no Instagram – também apagada – , com mais de 32 mil seguidores, Henrique mostrava seus treinos de jiu-jitsu. Em uma das fotos o PM recebe a graduação da faixa-roxa.
Além de um alto posto na polícia militar de São Paulo, Henrique Velozo também tem duas graduações universitárias. Ainda segundo o Linkedin, ele alega ser ‘formado em Direito com duas especializações em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado pelo INSPER, Instituto de Ensino e Pesquisa”. Já em sua conta no Instagram, o PM descreve a formação como ‘educador físico’.
O boletim de ocorrência relata que Henrique iniciou a briga indo até a mesa de Lo em uma festa dentro do Clube Sírio, na Zona Sul de São Paulo. O militar teria pego uma garrafa e o lutador, em ação de resposta, o imolizado no solo. Após Leandro soltar o PM, o agressor sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça da vítima. Confira abaixo a transcrição do boletim de ocorrência.
“Preliminarmente, trata-se de ocorrência envolvendo o multicampeão mundial de jiu-jítsu Leandro Ló Pereira do Nascimento e o policial Militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. Conforme relatam as testemunhas, o policial Henrique, após breve discussão, se dirigiu à mesa da vítima Leandro, pegando uma garrafa da mesa, em ato contínuo a vítima se levantou, tirou a garrafa da mão do autor e, em golpe de luta, o derrubou e imobilizou. Neste momento, colegas da vítima separaram ambos e pediram “para deixar isso quieto”. O autor, após se levantar, deu a volta na mesa e, de fronte a vítima, sacou sua arma e desferiu disparo, o qual atingiu a região frontal da cabeça da vítima (testa, lado esquerdo). Vítima encontra-se em estado gravíssimo no Hospital Municial Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.”
Leandro Lo Pereira do Nascimento, de 33 anos, é uma lenda do jiu-jitsu. O faixa-preta da modalidade foi oito vezes campeão mundial de jiu-jitsu. Ele também faturou cinco Copas do Mundo, oito Pan-Americanos.