O mundo do jiu-jitsu amanheceu mais triste neste domingo (07). O faixa-preta Leandro Lo, multicampeão mudial da modalidade, foi brutalmente assasinado durante uma festa no Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo. Ele recebeu um tiro na cabeça.
O autor dos disparos foi identificado e está foragido. Ele é o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo.
O boletim de ocorrência relata que Henrique iniciou a briga indo até a mesa de Lo em uma festa dentro do Clube Sírio, onde acontecia um show da banda Pixote. O militar teria pego uma garrafa e o lutador, em ação de resposta, o imolizado no solo. Após Leandro soltar o PM, o agressor sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça da vítima. Confira abaixo a transcrição do boletim de ocorrência.
“Preliminarmente, trata-se de ocorrência envolvendo o multicampeão mundial de jiu-jítsu Leandro Ló Pereira do Nascimento e o policial Militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. Conforme relatam as testemunhas, o policial Henrique, após breve discussão, se dirigiu à mesa da vítima Leandro, pegando uma garrafa da mesa, em ato contínuo a vítima se levantou, tirou a garrafa da mão do autor e, em golpe de luta, o derrubou e imobilizou. Neste momento, colegas da vítima separaram ambos e pediram “para deixar isso quieto”. O autor, após se levantar, deu a volta na mesa e, de fronte a vítima, sacou sua arma e desferiu disparo, o qual atingiu a região frontal da cabeça da vítima (testa, lado esquerdo). Vítima encontra-se em estado gravíssimo no Hospital Municial Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.”
Leandro Ló Pereira do Nascimento, de 33 anos, é uma lenda do jiu-jitsu. O faixa-preta da modalidade foi oito vezes campeão mundial de jiu-jitsu. Ele também faturou cinco Copas do Mundo, oito Pan-Americanos.