Khabib Nurmagomedov é, para muitos, o maior lutador peso leve (até 70,3kg.) da história do MMA, mas outro nome relevante do esporte que discorda da opinião. Ex-campeão da categoria no UFC, Anthony Pettis questionou legado e relembrou conquista de cinturão do russo contra Al Iaquinta, que, na ocasião, não estava ranqueado entre os dez melhores da divisão.
“Al Iaquinta nem estava no ranking na época, então, você sabe. Ele lutou com alguns caras bons depois disso, mas depois se aposentou. É difícil dizer que ele é o GOAT (– Great of All Times, melhor de todos os tempos, em tradução livre). Ele é definitivamente um dos melhores. Mas tipo, caras como BJ Penn, se ele não tivesse voltado e perdido algumas lutas, todos nós estaríamos falando sobre BJ como o GOAT”, disse Pettis em entrevista ao ‘LowKick MMA’.
Independentemente do posto de maior da história dos leves, o legado de Nurmagomedov já está eternizado na organização. No mês de junho deste ano, o ‘Eagle’ foi introduzido ao ‘Hall da Fama’ do UFC, depois de quase dois anos de sua aposentadoria.
Khabib se aposentou do MMA com um cartel perfeito de 29 vitórias e nenhuma derrota. Em sua trajetória, ele defendeu seu título em três oportunidades – contra Conor McGregor, Dustin Poirier e Justin Gaethje. A conquista do cinturão vago aconteceu justamente contra Al Iaquinta, em abril de 2018, quando superou o norte-americano na decisão unânime dos juízes.