Destaque brasileiro no card preliminar do UFC Long Island, realizado neste sábado (16), Herbert Burns foi do céu ao inferno em seu retorno ao MMA. De volta à ativa após quase dois anos fora por lesão, o niteroiense teve um bom começo de confronto contra Bill Algeo, mas acabou sentindo uma contusão no joelho. Após tentar resistir, o atleta não teve condições de seguir na disputa, sendo declarado nocaute técnico no segundo assalto.
Com a derrota, Burns teve frustrada a tentativa de voltar ao caminho das vitórias no Ultimate. Agora, o atleta acumula dois tropeços consecutivos.
Vitoriosos no embate, Algeo soube se aproveitar do drama do brasileiro. O atleta, agora, consegue sua primeira sequência de vitórias dentro da organização.
Visivelmente abalado, Herbert deixou o octógono aos prantos. O lutador era amparado pelo irmão, Gilbert Durinho.
O confronto começou com Burns encurtando a distância logo nos segundos iniciais. O brasileiro pressionava o adversário contra as grades e buscava a queda. Ainda no primeiro minuto, Algeo reverteu a posição, mas, ainda assim, acabou derrubado. Por cima, Burns ameaçou o triângulo, enquanto Bill buscava ‘sobreviver’. O brasileiro dava show de técnica e promovia um verdadeiro pesadelo para o rival. Quase na metade da etapa, Bill mostrou resistência e acabou se livrando das investidas do tupiniquim, e ficou por cima. O norte-americano agredia no ground and pound e tentava reparar o prejuízo inicial. O niteroiense dava sinais de sentir os ataques do adversário e Algeo tentava se aproveitar. Nos segundos finais, Bill permitiu que o brasileiro se levantasse e Burns dava sinais claros de exaustão. O niteroiense acabou salvo pelo gongo.
Na segunda etapa, Burns conseguiu uma queda logo nos segundos iniciais, mas acabou caindo por baixo. Por cima, Bill voltou a agredir. Algeo voltou a ficar de pé, mas Burns acusou lesão e não tinha mais condições de seguir no confronto.
Na luta que encerrou o card preliminar, novo desfecho na via rápida. Conhecido pelo poder de nocaute, Puna Soriano fez valer a fama da força dos punhos e atropelou Dalcha Lungiambula. O triunfo aconteceu após um primeiro round movimentado.
Com a vitória, Soriano respira aliviado na organização. O atleta somava dois reveses consecutivos.
Massacrado no UFC Long Island, Lugiambula tem motivos para se preocupar. O tropeço fez com que o lutador chegue ao seu quarto resultado negativo nas últimas cinco apresentações.
Em disputa de promessas dos galos (até 61,2kg.), melhor para Ricky Simón. Após um primeiro round equilibrado contra Jack Shore, o norte-americano se encontrou no confronto e conseguiu uma vitória em grande estilo. Com um katagatame, na segunda etapa, o atleta obrigou o adversário a bater em desistência.
Aplaudido pelo campeão dos galos, Aljamain Sterling, que estava na plateia, Simón ampliou seu bom momento na organização. Agora, o lutador soma cinco triunfos consecutivos.
Em entrevista ainda no octógono, Ricky fez um novo desafio. Em alto e bom tom, o combatente desafiou Sean O’Malley.
Superado no evento, Shore amargou sua primeira derrota na carreira. Promessa da organização, o lutador somava 16 triunfos consecutivos.
Promessa dos meio-pesados (até 93kg.), Dustin Jacoby levou a melhor no confronto de nocauteadores. Adversário do perigoso Da Un Jung, o norte-americano precisou de pouco mais de três minutos para passar pelo rival. Com um golpe singular, o atleta foi capaz de ‘desligar’ o sul-coreano e somar mais um triunfo na organização.
Com o resultado positivo, Jacoby defendeu a 15ª posição na divisão liderada por Jiri Prochazka. Além do triunfo, o combatente também ampliou o bom momento, chegando a sete apresentações sem perder na organização.
Duramente superado no evento, Jung acabou sofrendo a primeira derrota na companhia. O tropeço também encerrou uma série de 15 compromissos sem reveses.
Representante dos médios (até 83,9kg.), Dustin Stoltzfus pode respirar mais aliviado no UFC. Adversário de Dwight Grant, o atleta subiu no octógono pressionado por um resultado positivo e conseguiu anular a agressividade do adversário. Após superioridade na maior parte da peleja, o atleta foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.
Com o triunfo, Dustin encerra um verdadeiro pesadelo. Antes de subir no octógono pelo UFC Long Island, o atleta amargava três derrotas consecutivas.
Se de um lado Stoltzfus sorri, o sinal de alerta foi ligado para Grant. O tropeço no fim de semana fez com que o lutador atingisse a marca de três lutas sem vencer.
A luta que abriu o evento apresentou Emily Ducote aos fãs do UFC. Ex-campeã do Invicta FC, a combatente de 28 anos teve atuação estratégica e superou a ex-desafiante ao cinturão dos palhas (até 52,1kg.), Jessica Penne. Após controlar a adversária por grande parte do confronto, a debutante foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes.
Com a vitória, Ducote estreia com o pé direito na organização. A lutadora, que não teve sustos durante o embate espera seu próximo desafio para continuar a escalada rumo ao topo da divisão liderada por Carla Esparza.
Desafiante ao título dos palhas em 2015, Penne teve apresentação discreta. Aos 39 anos, volta a tropeçar e viu ser encerrada uma sequência de dois triunfos.
CARD PRINCIPAL (15h, horário de Brasília)
Peso pena (até 65,7kg.): Brian Ortega x Yair Rodriguez
Peso palha (até 52,1kg.): Michelle Waterson x Amanda Lemos
Peso meio-médio (até 77kg.): Li Jingliang x Muslim Salikhov
Peso mosca (56,7kg.): Matt Schnell x Su Mudaerji
Peso pena (até 65,7kg.): Shane Burgos x Charles Jourdain
Peso mosca (até 56,7kg.): Lauren Murphy x Miesha Tate
CARD PRELIMINAR (12h, horário de Brasília)
Peso médio (até 83,9kg.): Puna Soriano derrotou Dalcha Lungiambula por nocaute técnico a 28s do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Ricky Simón finalizou Jack Shore com um katagatame a 3m28s do R2
Peso pena (até 65,7kg.): Bill Algeo derrotou Herbert Burns por nocaute técnico a 1m50s do R2
Peso meio-pesado (até 93kg.): Dustin Jacoby derrotou Da Un Jung por nocaute a 3m13s do R1
Peso médio (até 83,9kg.): Dustin Stoltzfus derrotou Dwight Grant na decisão unânime dos juízes (29,28, 29-28, 29-28)
Peso palha (até 52,1kg.): Emily Ducote derrotou Jessica Penne na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30,27)