Um ‘banho de água fria’ na torcida brasileira marcou a luta principal do UFC Las Vegas 58, realizado neste sábado (9). Protagonista no evento, Rafael dos Anjos fazia luta estratégica contra o perigoso Rafael Fiziev, mas acabou surpreendido pela força bruta do rival nos segundos finais do último round. O duelo foi encerrado após um cruzado limpo forçar a queda do ex-campeão dos leves (até 70,3kg.), determinando o nocaute.
Com o resultado, Dos Anjos se despede momentaneamente do sonho de retomar a condição de desafiante ao título da divisão que liderou entre 2015 e 2016. Com o tropeço, o brasileiro também perde o primeiro compromisso desde que retornou aos leves.
Dono da festa no UFC Las Vegas 58, Fiziev tem motivos de sobra para comemorar. O triunfo sobre o niteroiense fará com que o quirguistanês se aproxime do top 5. Antes de encarar RDA, o atleta figurava na 10ª posição.
O confronto começou com Fiziev tomando a iniciativa com um chute na linha de cintura do brasileiro. O brasileiro respondeu na mesma moeda. O embate seguia tenso, com os lutadores trocando golpes no centro do octógono. Ainda no primeiro minuto, RDA atingiu o adversário com um direto limpo no rosto. Na sequência, o niteroiense deu o bote nas pernas do quirguistanês e pressionava o rival contra as grades. Na metade da etapa, Fiziev conseguiu se desvencilhar e lançava socos e chutes, que paravam na guarda do tupiniquim. Perto do minuto final, o ex-campeão dos leves voltou a buscar as pernas do oponente e tentar a queda. O quirguistanês se defendia e evitava ir para o chão com o tupiniquim. Fiziev voltou a se afastar e passou a agredir o tupiniquim com combinações de diretos, cruzados e chutes, mas não havia mais tempo.
Na segunda etapa, Fiziev lançou o primeiro golpe, com um chute alto que passou no vazio. Dos Anjos devolveu o ataque, mas foi bloqueado pelo rival. Com quase dois minutos passados, RDA ‘voou’ nas pernas do adversário e tentou derrubar. Fiziev se protegia, enquanto o niteroiense pressionava. O quirguistanês se desvencilhou e ameaçava com combinações de cruzados. No minuto final, Fiziev surpreendeu o brasileiro com um direto, mas o ex-campeão não se abalou. A etapa acabou com os atletas se estudando.
O terceiro round começou com Fiziev atacando com cruzados, mas os golpes pararam na guarda do ex-campeão. O quirguistanês tentava se afastar, mas o brasileiro seguia ‘colado’ e pressionando o atleta contra as grades. Após a pressão, Fiziev conseguiu se afastar, mas, novamente, RDA partiu para a luta agarrada. Novamente, os atletas se afastaram e passaram a trocar golpes no centro do octógono. No minuto final, Fiziev arriscou uma joelhada voadora, que raspou o rosto de RDA. O quirguistanês se soltava no embate e combinava chutes e socos, mas o cronômetro zerou.
No quarto round, o quirguistanês atacou primeiro com uma ‘ponteira’, defendida pelo brasileiro. Na sequência, RDA foi para as pernas e passou a pressionar o adversário contra as grades. Fiziev mostrava técnica nas defesas de queda do brasileiro e conseguia frustrar as ações do ex-campeão. Com quase dois minutos, o brasileiro soltou uma joelhada voadora, mas o rival absorveu bem o ataque. Os atletas se afastaram perto do minuto dois e voltaram a trocar golpes no centro do octógono. Perto do minuto final, RDA encurtou e conseguiu uma bela queda no adversário. Bom cima, o brasileiro pressionava e evitava que o oponente se levantasse. Nos segundos finais, o quirguistanês conseguiu ficar de pé, mas não havia mais tempo.
Nos segundos iniciais do último round, Fiziev conectou um cruzado limpo no rosto de RDA, que desabou imediatamente. Percebendo a condição do brasileiro, o árbitro interrompeu o embate.
CARD PRINCIPAL (22h, horário de Brasília)
Peso leve (até 70,3kg.): Rafael Fiziev derrotou Rafael dos Anjos por nocaute a 18seg. do R5
Peso médio: Caio Borralho derrotou Armen Petrosyan na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso galo: Said Nurmagomedov derrotou Douglas D’Silva na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso pesado: Chase Sherman derrotou Jared Vanderaa por nocaute 3m10s do R3
Peso galo: Aiemann Zahabi derrotou Ricky Turcios na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso leve: Jamie Mullarkey derrotou Michael Johnson na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)
Peso médio: Cody Brundage derrotou Tresean Gore por nocaute técnico a 3m50s do R1
Peso mosca: Antonina Shevchenko derrotou Cortney Casey na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso pena: David Onama finalizou Garrett Armfield com um katagatame a 3m13s do R2
Peso meio-pesado: Kennedy Nzechukwu derrotou Karl Roberson por nocaute técnico a 2m19s do R3
Peso galo: Saidyokub Kakhramonov derrotou Ronnie Lawrence na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-26, 30-27)