O dia 26 de junho é especial para Fabrício Werdum e o atleta faz questão de lembrar a data. Nas redes sociais, o ícone dos pesos pesados celebrou os 12 anos de sua vitória épica diante de Fedor Emelianenko, nos tempos de Strikeforce. No confronto realizado em 2010, o gaúcho finalizou a lenda do MMA.
“A luta mais importante da minha carreira. Derrotei o Fedor e o jiu-jitsu entrou para história. A festa foi grande nesse dia”, escreveu Werdum, em sua conta no Instagram.
Considerado por muitos como o melhor peso pesado de todos os tempos no MMA, Emelianenko realizava sua segunda luta com as luvas do Strikeforce. O ‘Último Imperador’, que vinha de vitória por nocaute sobre Brett Rogers, acabou ‘caindo na armadilha’ do brasileiro e foi finalizado com um triângulo ainda no primeiro round.
Nas imagens divulgadas por Fabrício (veja abaixo), é possível ver o desfecho histórico, tal como a comemoração efusiva do brasileiro. Com o triunfo, o gaúcho se tornou o segundo atleta na história das artes marciais mistas a bater Emelianenko.
Cerca de cinco anos depois, Werdum voltaria marcar época no MMA. Em 2015, com as luvas do UFC, ‘Vai Cavalo’ superou Cain Velasquez e unificou o cinturão dos pesados da organização.