Desde que Jon Jones abriu mão do cinturão dos meio-pesados (até 93 kg), nenhum lutador conseguiu estabelecer um longo reinado na divisão. De acordo com o também ex-campeão Daniel Cormier, o novo campeão Jiri Prochazka pode ser o nome a dar estabilidade para a categoria.
“Acho que ele é o tipo de cara que pode trazer alguma estabilidade para essa categoria de peso. Até mesmo olhando para a comemoração dele, foi incrível vê-lo recebendo esse tipo de carinho quando voltou para casa, mas é quase estranho para ele porque ele vive em um código de guerreiro. Ele é tipo um enigma no sentido do corte de cabelo, de ser um samurai. Vimos um lado diferente de Jiri Prochazka”, disse Cormier em seu podcast “DC & RC” na “ESPN” norte-americana.
Apesar de acreditar que Jiri Prochazka pode ser dominante na categoria, Daniel Cormier enxerga algumas possibilidades de casamentos de lutas complicadas para o atual campeão. Apesar disso, DC acredita que a capacidade de superar adversidades demonstradas pelo tcheco na disputa de cinturão contra Glover Teixeira seja suficiente para tais desafios.
“Ele traz estabilidade? Acho que ele pode defender o título. Apostaria nele contra Jan Blachowicz, e gosto de Blachowicz. Mas tem caras como Anthony Smith e Magomed Ankalaev que seriam casamentos problemáticos para Jiri Prochazka. Mas depois de sábado, que era um pesadelo de casamento para ele e e ele conseguiu superar e conquistar o cinturão, não questiono mais que esse cara vai ser bom por muito tempo”, finalizou.