Taila Santos faz luta dura, mas perde para Valentina Shevchenko na decisão dividida no UFC 275

T. Santos (esq.) entregou luta dura, mas perdeu par V. Shevchenko (dir.) nos pontos. Foto: Reprodução/Twitter @ufcespanol

Quem apostava em uma vitória dominante de Valentina Shevchenko sobre Taila Santos no UFC 275 se enganou. Considerada zebra diante da supercampeã, a brasileira  esteve perto da vitória, mas um choque acidental foi o ponto chave para a virada do combate. Ao final de 25 minutos com bastante equilibrio e alternância no domínio, a quirquistanesa foi declarada vencedora decisão dividida dos juízes.

Publicidade

Com o resultado, Valentina conseguiu sua sétima defesa de cinturão e ampliou sua marca na história do MMA. Em sua trajetória, agora, são 22 resultados positivos e três negativos.

Taila, por sua vez, tem a sequência de quatro vitórias seguidas quebrada. Ela também sente o ‘sabor amargo’ da segunda derrota em 21 lutas em sua trajetória nas artes marciais mistas.

Publicidade

Veja Também

A luta

Shevchenko teve as primeiras iniciativas com golpes na curta distância e chutes baixos. A campeã lançou um contragolpe certeiro, mas Taila absorveu bem. Santos tentou uma sequência de golpes, mas Valentina fez o giro e ficou em posição de dominância junto à grade, com direito a incômodas joelhadas na linha da cintura. Valentina tentou a queda, mas não conseguiu a queda e viu a brasileira cair em suas costas. Santos passou a ‘cana’ do braço, mas viu a quirguiz fazer a defesa até o final.

Taila ainda suportou pressão inicial e fez o jogo inteligente para trabalhar junto à grade e aplicar queda em Valentina. Por cima, a brasileira buscou a progressão, mas viu a campeã ser ativa – mesmo por baixo. O árbitro, no entanto, optou por voltar com a luta em pé. Shevchenko surpreendeu e deu a resposta com golpe de judô, mas viu Santos ‘raspar’ e cair por cima na reta final.

Publicidade

Com jogo ajustado, Taila seguiu entregando boa luta e estava alinhada na estratégia de colocar Valentina para baixo. De novo, a brasileira chegou às costas da quirguiz, tentou trabalhar no mata-leão e chegou perto de confirmar a vitória, mas viu a campeã sobreviver.

Mais cansada, Santos sentia o ritmo de luta e já exibia um inchaço abundante no olho direito, enquanto que Valentina conseguia respirar e trabalhar um grande volume de golpes na curta distância. Taila, no entanto, mostrou que ainda estava em plenas condições e aplicou uma queda nos segundos finais.

Publicidade

As duas lutadoras chegaram no quinto assalto com o combate em aberto. Valentina esteve em vantagem em pé e voltou a apostar na pressão em quedas, mas Taila agiu rápido e fez a transição. A brasileira, porém, não seguiu em dominância e deixou quirguiz escapar. Experiente, a campeã acertou o timing e caiu por cima novamente, já na meia-guarda, onde seguiu até o final do round para garantir sua sétima defesa de cinturão.

Resultados do UFC 275

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado (até 93kg.): Jiri Prochazka finalizou Glover Teixeira com um mata-leão a 4m32s do R5 – Luta pelo cinturão

Peso mosca (até 56,7kg.): Valentina Shevchenko derrotou Taila Santos na decisão dividida dos juízes (48-47, 47-48, 49-46) – Luta pelo cinturão

Peso palha (até 52,1kg.): Weili Zhang derrotou Joanna Jedrzejczyk por nocaute aos 2m28s do R2

Peso meio-médio (até 77kg.): Jake Matthews derrotou André Fialho por nocaute aos 2m24s do R2

Peso meio-médio (até 77kg.): Jack della Maddalena derrotou Ramazan Emeev por nocaute técnico (socos) aos 1m32s do R1

CARD PRELIMINAR

Peso pena (até 65,7kg.): Joshua Culibao derrotou Seung Woo Choi na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Hayisaer Maheshate derrotou Steve Garcia Jr. por nocaute aos 1m20s do R1

Peso médio (até 83,9kg.): Brendan Allen derrotou Jacob Malkoun na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo (até 61,2kg.): Kyung Ho Kang derrotou Danaa Batgerel na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso palha (até 52,1kg.): Silvana Juarez derrotou Na Liang por nocaute a 1m22s do R1

Peso galo (até 61,2kg.): Joselyne Edwards derrotou Ramona Pascual na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)

Publicado por
Igor Ribeiro