Nome modificado e cartel adulterado: lutador que estreia no UFC neste sábado coleciona polêmicas no MMA

A. Mozharov se apresenta no UFC Las Vegas 56. Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Os fãs do Ultimate têm um motivo extra para acompanharem a luta que abre o card principal do UFC Las Vegas 56, que acontece neste sábado (4). O evento contará com a estreia de Askar Mozharov, atleta ucraniano que tem um passado conturbado no mundo do MMA. Entre as polêmicas, o atleta possui acusações de falsidade ideológica, tendo o cartel adulterado e chegando, inclusive, a alterar seu nome.

Publicidade

De acordo com o ‘Fight Finder’, campo de pesquisa de carteis de lutadores vinculado ao site ‘Sherdog’, Mozharov pode ser apontado como um atleta de passado questionável. Partindo de análises à trajetória de Askar no MMA, o jornalista Jay Pettry decidiu ir a fundo nas investigações sobre as possíveis ‘inverdades’ que cercam o nome do peso meio-pesado (até 93kg.).

Veja Também

Uma das principais polêmicas levantadas contra o combatente está ligada ao nome. De acordo com a pesquisa de Pettry, Mozharov soma múltiplas alterações em seu nome. O atleta chegou a competir usando os nomes Artur Sadkov, Artur Shadkov e Arthur Shadakov.

Publicidade

Com ‘outra identidade’, Askar chegou a competir profissionalmente no MMA, chegando a somar nove vitórias e oito tropeços. O cartel irregular poderia ter sido um dos motivos para que o lutador optasse pela modificação do nome.

Chamado atualmente de Askar Mozharov, o ucraniano de 27 anos conseguiu ‘zerar’ seu cartel nas artes marciais mistas. E, agora, acumula 31 compromissos nas artes marciais mistas, sendo 19 triunfos e 12 derrotas.

Publicidade

Na tentativa de se explicar, o novo contratado do UFC justificou a confusão envolvendo seu histórico na modalidade. O atleta afirma que parte das desinformações está ligada a confrontos amadores realizados há alguns anos, na China.

“Perto dos 18 anos, eu passei um bom tempo competindo em lutas profissionais e enfrentando todos os que eu podia. Não montei meu cartel, mas muitas das lutas aconteceram na China. Algumas das organizações não incluem apresentações nos carteis e você precisa pressioná-las para que sejam computadas. Nos últimos oito anos, ninguém mencionou nada. Acho que alguém da administração quis se mostrar”, afirmou Mozharov.

Publicidade

Sobre a mudança de nome, Askar também buscou se justificar. O atleta tentou conciliar o assunto envolvendo a trajetória no MMA com uma questão familiar.

“Algumas situações aconteceram quando eu estava começando a minha carreira. Eu nem era lutador de MMA e fazia alguns confrontos semiprofissionais.  Eu sequer sabia que isso seria contabilizado no meu cartel. Aconteceu antes de eu mudar de nome. Quando eu tive um padrasto, mudei meu nome e sobrenome. Foi um pouco confuso, mas eu apenas focava na luta e sequer me importava com o cartel. Não significa muita coisa”, disse.

As polêmicas não param por aí. Segundo informações do jornalista Lucas Carrano, do ‘Sexto Round’, Askar e sua equipe tiveram uma nova ‘trapalhada’ ao tentarem modificar, junto ao ‘Sherdog’, uma luta específica no cartel do novo atleta do UFC. O método utilizado, no entanto, acabou abalando ainda mais a credibilidade de Mozharov, já que a parte interessada teria enviado um e-mail na tentativa de se passar por uma organização e buscando que o confronto fosse retirado do histórico do ucraniano.

A parte curiosa é que, embora neguem a participação de Mozharov na luta, há registros em vídeo de que o combatente, de fato, tenha atuado.

Ainda de acordo com Carrano, o cartel de Askar passou por outra modificação nas últimas semanas. Na ocasião, o meio-pesado chegou a somar 25 vitórias e sete derrotas, número mais favorável do que o apresentado atualmente. Após uma revisão, o ucraniano teve os triunfos e reveses ajustados para 19 resultados positivos e 12 negativos.

Polêmicas à parte, Mozharov segue confirmado no UFC Las Vegas 56. O lutador será o adversário de Alonzo Menifield.

Publicado por
VH Gonzaga