A categoria de galos do UFC tem dois cinturões desde julho de 2012, quando o campeão Dominick Cruz lesionou o joelho e o brasileiro Renan Barão conquistou o título interino da divisão. De lá pra cá quase 25 meses se passaram e a situação não mudou. Apesar do UFC ter determinado um prazo para Cruz voltar a lutar – até o início de 2014 – o presidente da franquia Dana White não escapa de ser perguntado sobre o assunto.
Em visita ao Brasil para promover o UFC 168, o dirigente foi questionado porque tirou o cinturão de pesados de Frank Mir, em 2005, 14 meses depois dele ter sofrido um grave acidente de moto, mas ainda mantém o título de Cruz após dois anos parado.
Para White, o caso de Mir, inicialmente, seria o fim de sua carreira, enquanto Dominick ainda tem tem diagnostico de voltar a competir. Apesar disso, o presidente revelou que já considera Barão o verdadeiro campeão da categoria.
“Quando Frank Mir se machucou os médicos acharam que era o fim da carreira, diferente do Dominick Cruz”, disse. “Mas de forma real, ele (Barão) é o campeão agora. Ele vai ter a chance de voltar para unificar os títulos, é o Renan que enfrenta os melhores atletas”, afirmou White, em sua visita ao programa ‘Esporte Espetacular’.
Nesta segunda-feira, Dana foi novamente perguntado sobre o assunto durante a coletiva de imprensa do UFC 168, em São Paulo. Um fã que acompanhava o evento perguntou sobre a ‘situação de Renan Barão’, mas o dirigente se irritou. “Qual situação? Não existe nenhuma situação”, disparou.