Suou, mas levou. Uma das protagonistas do UFC Las Vegas 55, realizado neste sábado (21), Ketlen Vieira não teve vida fácil, mas passou pela perigosa Holly Holm. Diante da ex-campeã dos galos (até 61,2kg.), a brasileira apostou na trocação franca e convenceu a maioria dos jurados. Ao fim de cinco rounds, a manauara foi declarada vencedora na decisão dividida dos juízes.
Com o resultado, Vieira passa pela segunda ex-campeã dos galos em sequência. Antes de enfrentar a ‘Filha do Pastor’, a tupiniquim havia passado por Miesha Tate.
Aos 40 anos, Holm não escondeu a decepção pelo resultado negativo. Com o tropeço, a veterana se afasta momentaneamente da oportunidade de disputar o título da categoria até 61,2kg. pela terceira vez.
Atual número cinco no ranking liderado por Julianna Peña, Ketlen deve avançar na divisão na próxima semana. Na atualização semanal, a tupiniquim pode tomar a segunda posição, hoje em posse de Holly.
O confronto começou com Ketlen tomando a iniciativa com um chute baixo. Holly respondeu na mesma moeda. A brasileira seguia com a estratégia de minar a base da ex-campeã. Ainda no primeiro minuto, a tupiniquim partiu para a luta agarrada e tentou uma queda, mas a norte-americana se defendeu bem. Na sequência, a manauara insistiu no plano e derrubou a veterana. A ex-campeã voltou a ficar de pé e conseguiu reverter a posição na grade. O embate seguiu truncado, com as lutadores medindo forças próximas às grades, com vantagem para a norte-americana. Nos segundos finais, o duelo continuou sem muita ação, até que o gongo soou.
No segundo round, o primeiro ataque foi de Holm, com uma sequência de chutes baixos. Ketlen respondeu com um chute alto, que raspou o rosto da ex-campeã. Com quase dois minutos passados, Vieira se aproveitou de um descuido da norte-americana e aplicou uma bela queda. Holly fez força e conseguiu se levantar, mas era pressionada contra as grades pela brasileira. Perto do minuto final, Ketlen conseguiu encaixar um triângulo de mão, em pé, e chegou perto de ‘apagar’ a rival. Holm, no entanto, deu show de resistência e conseguiu sair da posição. Nos segundos finais, a ex-campeã agredia a brasileira contra as grades, mas não tinha mais tempo.
O terceiro assalto começou com Ketlen se soltando em pé, e lançando uma sequência de socos. Ainda nos momentos iniciais, Vieira lançou um chute alto, que, por pouco, não explodiu na cabeça da norte-americana. Em desvantagem na trocação, a veterana encurtou e passou a pressionar a brasileira contra as grades. Após algumas tentativas, Ketlen conseguiu se desvencilhar. Na metade da etapa, Holm arriscou uma sequência de socos, seguida de um chute alto. Perto de acabar, a ex-campeã voltou a enquadrar a brasileira nas laterais do octógono. Vieira respondia com cotoveladas, na sequência, conseguiu se afastar. Ketlen teve grande momento e encaixou um direto limpo no rosto da norte-americana, que sentiu. A veterana partiu para a luta agarrada, mas não havia mais tempo.
No começo do quarto round, Holly lançou uma combinação de socos, mas Vieira respondeu na mesma moeda. A brasileira tentava manter a norte-americana no centro do octógono e mostrava perigo com cruzados. Com pouco mais de um minuto, Holm arriscou uma ‘ponteira’, que raspou o rosto da brasileira. A manauara não se abalou e mostrava perigo nos contragolpes. Na metade do assalto, Holm derrubou a tupiniquim com um chute na linha de cintura. A brasileira se levantou rapidamente e respondia com trocação afiada. O embate seguia truncado e Ketlen pontuava com sequências de jabs e diretos. O assalto acabou com as atletas no clinch.
Nos segundos iniciais do último assalto, Ketlen atingiu a rival com um chute alto. Imediatamente, a ex-campeã partiu para a luta agarrada. Vieira conseguiu se desvencilhar e partia para cima da veterana. Na metade da etapa, Holm insistia no clinch, e pressionava a manauara contra as grades. Restando pouco mais de dois minutos, Holm desferiu dois chutes altos, que tocaram o rosto da brasileira. Vieira apostava nos contragolpes, mas levava desvantagem na trocação. Quase no fim do embate, a manauara arriscou uma queda, mas Holm reverteu a posição. O embate acabou com Holm pressionando contra as grades.
CARD PRINCIPAL
Peso galo (até 61,2kg.): Ketlen Vieira derrotou Holly Holm na decisão unânime dos juízes (48-47, 47-48, 48-47)
Peso meio-médio (até 77kg.): Michel Pereira derrotou Santiago Ponzinibbio na decisão dividida dos juízes (28-29, 30-27, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg.): Chidi Njokuani derrotou Dusko Todorovic por nocaute (cotovelada) aos 4m48s do R1
Peso palha (até 52,1kg.): Tabatha Ricci derrotou Polyana Viana na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg.): Jun Yong Park derrotou Eryk Anders na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso médio (até 83,9kg.): Joseph Holmes derrotou Alen Amedovski por finalização (mata-leão) a 1m04s do R1
Peso pesado (até 120,2kg.): Jailton Malhadinho derrotou Parker Porter por finalização (estrangulamento) a 4min35s do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Uros Medic derrotou Omar Morales por nocaute técnico a 3m5s do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Jonathan Martinez derrotou Vince Morales na decisão unânime dos juízes
Peso pena (até 65,7kg.): Peso pena (até 65,7kg.): Chase Hooper derrotou Felipe Cabocão por nocaute técnico a 3min do R3
Peso palha (até 52,1kg.): Sam Hughes derrotou Elise Reed por nocaute técnico a 3min52s do R3