Na luta principal do UFC Las Vegas 54, realizado neste sábado (14), Jan Blachowicz reencontrou o caminho dos triunfos, mas com direito a anticlímax. Adversário de Aleksandar Rakic, o polonês levou sustos, mas levou o resultado positivo após uma aparente lesão no joelho do rival, que impediu o austríaco de seguir no confronto no terceiro round. Com a interrupção do árbitro, o ex-campeão foi declarado o vencedor por nocaute técnico.
Com a vitória, Blachowicz se recuperou da derrota sofrida para Glover Teixeira em 2021, que rendeu a perda do título dos meio-pesados (até 93kg.). Agora, o polonês volta a sonhar com uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão.
Derrotado no UFC Las Vegas 54, Aleksandar fazia uma luta convincente até o momento da lesão aparente. Sem condições de seguir no embate, o austríaco teve uma encerrada uma sequência de dois triunfos e se afasta, momentaneamente, do sonhado confronto pelo trono da divisão.
Em entrevista ainda no octógono, Blachowicz lamentou o ocorrido com o adversário. Jan, no entanto, não deixou de comemorar o resultado positivo.
O confronto começou com Blachowicz tomando a iniciativa com um chute baixo. Rakic respondeu na mesma moeda. O duelo se desenrolava de forma tensa, com os lutadores lançando golpes potentes no centro do octógono. Com pouco tempo de confronto, Jan já apresentava um sangramento próximo ao olho esquerdo. O polonês, no entanto, não se intimidava e atacava com combinações de jabs, diretos e chutes baixos. Na metade do assalto, Aleksandar tentou uma queda, mas Blachowicz se defendeu bem. Nos segundos finais, os atletas trocaram chutes, mas não havia mais tempo.
No segundo round, os atletas retomaram as investidas nas pernas. Ainda no primeiro minuto, Rakic se aproveitou de um descuido do polonês e levou o confronto para o chão. Por baixo, Blachowicz ensaiou um triângulo, mas Aleksandar se defendeu bem e partiu para o ground and pound. Jan tentava travar o confronto e impedir as investidas do adversário, enquanto Rakic lançava ataques de cima para baixo. No minuto final, Blachowicz conseguiu chegar próximo às grades e tentava ficar de pé, mas Aleksandar não dava espaço. A etapa acabou com Rakic pressionando o adversário, mas sem contundência.
A terceira etapa começou com Rakic tomando a iniciativa, com dois jabs. Blachowicz respondeu com um chute baixo. Na sequência, o polonês recebeu um direto limpo no rosto, mas respondeu na mesma moeda. Ainda no começo do assalto, Rakic acusou uma possível lesão no joelho, e desabou. Percebendo a condição do austríaco, o árbitro interrompeu o embate.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado: Jan Blachowicz derrotou Aleksandar Rakic por nocaute técnico (lesão no joelho) a 1m11s do R3
Peso meio-pesado: Ryan Spann finalizou Ion Cutelaba com uma guilhotina a 2m22s do R1
Peso galo: Davey Grant derrotou Louis Smolka por nocaute a 49s do R3
Peso mosca: Katlyn Chookagian derrotou Amanda Ribas na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso leve: Manuel Torres derrotou Frank Camacho por nocaute técnico a 3m27s do R1
Peso mosca: Allan Puro Osso derrotou Jake Hadley na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Peso mosca: Viviane Araújo derrotou Andrea Lee na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-27, 29-27)
Peso leve: Michael Johnson derrotou Alan Nuguette por nocaute a 3m22s do R2
Peso palha: Virna Jandiroba derrotou Angela Hill na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso mosca: Tatsuro Taira derrotou Carlos Candelario na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-26, 30-27)
Peso médio: Andre Petroski finalizou Nick Maximov com um triângulo de mão a 1m57s do R1