Presidente do Ultimate, Dana White classificou como ‘pesadelo’ a situação inédita vivida por Charles do Bronx na pesagem oficial para o UFC 274, realizada na última sexta-feira (6), que resultou na perda do título do paulista. Após o espetáculo deste sábado (7), que consagrou o brasileiro como vencedor da luta principal contra Justin Gaethje, mas, pela regra, não devolveu o título perdido ao atleta, o mandatário da organização desabafou sobre o ocorrido. Na ocasião, o tupiniquim falhou no corte de peso, mas sob suspeitas de erro na calibragem do equipamento.
“Foi um pesadelo. Estávamos falando disso nos bastidores. Temos este tipo de problema quando pessoas usam a balança para checarem o peso na noite anterior à pesagem oficial. Europeus e caras de outras partes do mundo trabalham com quilos (enquanto nos Estados Unidos são usadas libras). Então, eles começaram a bagunçar a calibragem para verificar em quilos”, afirmou White, em coletiva após o UFC 274.
Na intenção de evitar que o possível equívoco se repita, Dana tem uma solução drástica. O presidente garante que a organização tomará atitudes para os próximos eventos.
“Há muitas variáveis para essas balanças que lidamos todas as semanas. Precisamos ter um segurança para vigiar as balanças agora. É algo que precisaremos fazer”, garantiu.
Destronado após falhar no corte de peso por cerca de 200g., Charles não teve o cinturão afivelado por White após sua vitória sobre Gaethje. O presidente do UFC, no entanto, garantiu que o atleta, mesmo sem o objeto, é, ‘tecnicamente’, o campeão.