Apesar do anticlímax envolvendo a perda do cinturão de Charles do Bronx, destronado após falhar no corte de peso na última sexta-feira (6), o UFC 274 não deixa de ser um evento épico. O show deste sábado (7), que acontece em Phoenix (EUA), entregará aos fãs duas disputas de cinturão e conta com 15 confrontos previstos.
A falha de Do Bronx na pesagem oficial impôs uma condição inédita a um campeão do Ultimate. Agora, o brasileiro precisará passar por Gaethje e, caso vença, se credenciará à disputa do título vago contra o desafiante número um do grupo.
Na luta co-principal, Rose Namajunas está de volta. Campeã dos palhas (até 52,1kg.), a norte-americana trava revanche contra Carla Esparza oito anos após ter sido superada pela veterana em luta válida pelo trono da mesma divisão.
Outro combate aguardado é o encontro entre Michael Chandler e Tony Ferguson. Destaques dos leves, os atletas se enfrentam em busca de encerrar uma série de derrotas.
Além de Charles do Bronx, o Brasil contará com mais sete representantes distribuídos nos cards principal e preliminar. Maurício Shogun, Norma Dumont, Francisco Massaranduba, Marcos Pezão, Kleydson Rodrigues, Melissa Gatto e Ariane Sorriso levarão o verde amarelo para o octógono.
Para entrar no clima, a equipe do SUPER LUTAS selecionou cinco motivos para acompanhar o épico UFC 274. Confira:
Após perder a chance de manter seu, agora, antigo cinturão, caso supere Gaethje, Do Bronx luta por honra. Em grande fase na carreira, o brasileiro precisará ignorar as polêmicas da pesagem e focar no principal objetivo: vencer.
Contra Gaethje, Charles precisará repetir as grandes atuações que o levaram ao topo absoluto dos leves, há cerca de um ano, quando nocauteou Michael Chandler. Se vencer, o brasileiro, além de se credenciar a uma luta pelo título vago, atingirá a marca de 11 resultados positivos em sequência.
Ex-campeão interino da categoria, Gaethje é o único que poderá o cinturão para casa, em caso de triunfo na luta principal. Neste fim de semana, o norte-americano tentará, pela segunda vez, chegar ao trono da categoria. Na primeira tentativa, o atleta foi finalizado por Khabib Nurmagomedov.
Oito anos depois, um acerto de contas histórico para o peso palha. Veterana no MMA e primeira campeã na história da divisão, Carla Esparza trabalhou e conseguiu assumir a condição de desafiante ao título.
Do outro lado, Namajunas terá a oportunidade de provar ao mundo que não é a mesma atleta que foi finalizada por Carla em 2014. Em seu primeiro desafio na temporada, a campeã terá a oportunidade de ampliar o bom momento, em que soma três vitórias consecutivas.
Para manter o título, Rose deverá levar ao octógono toda a complexidade de suas técnicas. Completa, a campeã é capaz de atuar em qualquer área, o que tem sido provado em suas apresentações recentes.
Disposta a encerrar o reinado de Namajunas, Esparza tem o wrestling como ‘carro chefe’. Para chocar o mundo e frear a boa fase da adversária, a veterana precisa tentar anular o controle de octógono e volume da adversária.
Uma das lutas mais aguardadas do evento será o encontro entre dois destaques dos leves. O duelo, no entanto, é marcado pelo momento complicado na carreira das estrelas.
Contratado pelo UFC em 2020 para fazer frente à divisão até 70,3kg., Michael Chandler estreou na empresa com atuação de gala contra Dan Hooker. Com um nocaute relâmpago, o veterano se credenciou a uma disputa de cinturão, mas acabou superado por Charles do Bronx, perdendo, então, a chance de ostentar o título.
Depois do tropeço contra o brasileiro, Chandler teve uma nova chance de se recuperar. Apesar de entregar aos fãs uma batalha épica contra Justin Gaethje, o norte-americano foi novamente superado, atingindo a marca de dois reveses na empresa.
Antigo campeão interino do grupo, Tony Ferguson tem situação mais complicada. Chamado de ‘Bicho Papão’ no meio do MMA, o veterano vive seu pior momento na carreira.
Sem vencer há quase três anos, o norte-americano acumula três derrotas consecutivas. Em seus dois compromissos, o atleta sequer conseguiu ser competitivo diante de Do Bronx e Beneil Dariush.
Apesar da garantia de que não serão dispensados, em caso de eventual derrota, Ferguson e Chandler subirão no octógono pressionados por um resultado positivo.
Um dos maiores representantes brasileiros no MMA de todos os tempos, Maurício Shogun está pronto para fazer sua estreia na temporada 2022. Ex-campeão do Pride e antigo dono do cinturão dos meio-pesados (até 93kg.) do Ultimate, o curitibano volta ao octógono após mais de um ano de inatividade.
Neste sábado, Shogun terá uma revanche pela frente. No card principal, o atleta volta a dividir o octógono com Ovince St.Preux.
No primeiro encontro com St.Preux, em 2014, Maurício teve pouco tempo para impor sua estratégia. O atleta acabou nocauteado em apenas 34 segundos de embate.
O compromisso de Shogun também aproximará o atleta de sua eventual aposentadoria. Aos 40 anos, a lenda do MMA não esconde que está a duas apresentações de pendurar as luvas.
Além de Do Bronx e Shogun, o UFC 274 contará com um verdadeiro esquadrão brasileiro. No card preliminar, seis atletas levarão o verde amarelo para o octógono.
Promessa no peso pena (até 65,7kg.), Norma Dumont quer ampliar o bom momento na divisão liderada por Amanda Nunes. Para isso, a lutadora precisará passar por Macy Chiasson.
Xodó da torcida brasileira, Francisco Massaranduba quer encontrar regularidade desde que migrou para os meio-médios (até 77kg.). No fim de semana, o veterano encara Danny Roberts.
Em sua melhor fase nos pesados (até 120,2kg.), Marcos Pezão pode fazer história em seu currículo no MMA, neste fim de semana. Adversário de Blagoy Ivanov, o brasileiro poderá chegar ao top 15 da categoria, caso vença o adversário.
Invicta no MMA, Melissa Gatto também pode repetir as boas atuações no Ultimate. Representante dos moscas (até 56,7kg.), a brasileira divide o octógono com Tracy Cortez, que também não sabe o que é perder na companhia.
É dia de estreia para Kleydson Rodrigues. Lutador do peso mosca, o amapaense realizará o sonho de lutar, pela primeira vez, como profissional do UFC. Em seu primeiro desafio, o combatente terá pela frente CJ Vergara.
Primeira brasileira a subir no octógono neste sábado, Ariane Sorriso está pronta para tentar seu terceiro resultado positivo na empresa. A tupiniquim medirá forças contra Lupita Godinez, em duelo disputado nos palhas.
Data: 7 de maio de 2022
Horário: A partir das 18h30h (horário de Brasília)
Local: Footprint Center, Phoenix, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e Canal Combate (todo o card) pela TV
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso-leve: Charles do Bronx x Justin Gaethje – Luta pelo cinturão*
Peso-palha: Rose Namajunas x Carla Esparza – Luta pelo cinturão
Peso-leve: Michael Chandler x Tony Ferguson
Peso meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Peso-leve: Donald Cerrone x Joe Lauzon
CARD PRELIMINAR (18h30, horário de Brasília)
Peso meio-médio: Randy Brown x Khaos Williams
Peso-pena: Macy Chiasson x Norma Dumont
Peso meio-médio: Francisco Massaranduba x Danny Roberts
Peso-mosca: Brandon Royval x Matt Schnell
Peso-pesado: Blagoy Ivanov x Marcos Pezão
Peso-médio: André Fialho x Cameron VanCamp
Peso-mosca: Tracy Cortez x Melissa Gatto
Peso-mosca: Kleydson Rodrigues x CJ Vergara
Peso-palha: Ariane Sorriso x Lupita Godinez
Peso-galo: Journey Newson x Fernie Garcia
*Pela falha de Charles do Bronx na pesagem, cinturão é válido apenas em caso de vitória de Justin Gaethje