Mesmo sendo a atual campeã dos palhas (até 52,2kg) pela segunda vez na carreira e pronta mais uma defesa de cinturão, o lugar de Rose Namajunas na história da divisão ainda gera debate no mundo das artes marciais mistas. Em declaração à ‘ESPN’, o ex-atleta do UFC Daniel Cormier disse que a maior da história da categoria, hoje, é a polonesa Joanna Jedrzejczyk mas alegou que a ‘Thug Rose’ pode chegar a esse posto um dia.
“A maior campeã da história desta divisão é Joanna Jędrzejczyk. Não apenas por causa de todas as defesas de cinturão. A maneira como ela realmente colocou essa classe de peso no mapa é o motivo pelo qual a vemos da maneira que a vemos”, disse Cormier.
O ex-campeão do Ultimate enalteceu a carreira de Rose até aqui, mas destacou que ela ainda tem um caminho a percorrer, para um dia, se tornar a maior da história da divisão.
“Então eu acho que pessoalmente para Rose e toda a sua equipe, essa vitória (sobre Carla Esparrza) será importante para eles e não para o que isso significa para o legado de Rose Namajunas, porque ainda está em construção. E se ela vai ser considerada a maior lutadora da história desta divisão, ela ainda tem um pouco mais de trabalho a fazer”, finalizou o ‘DC’.
Joanna e Rose já se enfrentaram duas vezes, em 2017 e 2018, e em ambas Namajunas saiu vitoriosa. No primeiro combate, a norte-americana nocauteou a então campeã no primeiro round e chocou o mundo para conquistar o cinturão pela primeira vez. A primeira defesa da ‘Thug’ foi contra a polonesa e ela saiu vitoriosa novamente, dessa vez por pontos.