A luta
Diante de um adversário especialista na luta em pé, Tibau tinha o jogo de quedas como principal arma para vitória. Porém, o norte-americano começou a luta com muita movimentação dificultando as entradas do brasileiro. Depois de sofrer golpes mais duros na trocação, o Gleison conseguiu derrubar o rival no minuto final e terminou o round por cima.
Na segunda parcial, o brasileiro sobrou. Depois de conseguir uma queda logo nos primeiros movimentos, ele passou a guarda, chegou a montada, trabalhou com vários socos e esteve perto de encaixar um estrangulamento pelas costas de Varner.
Já no terceiro assalto a luta virou. Quando tudo se encaminhava para uma vitória tranquila do atleta potiguar, o norte-americano mudou sua tática e surpreendeu. Melhor na trocação, desta vez foi o norte-americano quem derrubou Tibau. Por baixo, o brasileiro sofreu com alguns socos até o final do embate.
Na leitura das papeletas dos juízes, melhor para Tibau, que levou a fatura na decisão dividida dos juízes (29×28, 27×29, 29×28).
Confira abaixo os resultados do card preliminar do UFC 164:
Card preliminar
Gleison Tibau derrotou Jamie Varner na decisão dividida dos juízes;
Tim Elliot derrotou Louis Gadinot por decisão unânime dos juízes;
Huyn Gyu Lim derrotou Pascal Krauss por nocaute técnico no R1;
Chico Camus derrotou Kyun Ho Kang por decisão unânime dos juízes;
Soa Palelei derrotou Nikita Krylov por nocaute técnico no R3;
Al Iaquinta derrotou Ryan Couture por decisão unânime dos juízes;
Magnus Cedenbland finalizou Jared Hamman com uma guilhotina no R1;