Uma cena inusitada marcou o Extreme Fighting Championship 98, realizado em Joanesburgo, na África do Sul. Responsável por conduzir o confronto de MMA entre Martin von Staden e Ziko Magengele, o árbitro Wiekus Swart levou a pior ao tentar interromper uma ‘trocação franca’ entre os atletas e acabou desabando ao receber um golpe de encontro. Vítima de um ataque preciso, o profissional precisou ser substituído.
Nas imagens (veja abaixo), divulgadas pelo perfil ‘@Grabaka_Hitman‘, é possível perceber claramente o momento do ataque. A interrupção de Wiekus aconteceria para separar os atletas após o fim do primeiro round. Ao se colocar entre os lutadores, Ziko, de forma não intencional, acaba golpeando o árbitro, que desabou imediatamente.
Sem condições de seguir conduzindo o embate, Swart acabou deixando o cage.
Com novo árbitro, o confronto seguiu. Pivô do desfalque do árbitro inicial, Magengele conseguiu nocautear o alvo correto, no fim das contas.
O desfecho aconteceu no terceiro round, quando o lutador conectou um cruzado limpo em Staden, levando o oponente ao chão. Por fim, restou ao combatente liquidar a fatura no ground and pound.