Após realização do UFC 273, evento que aconteceu no último sábado (9), o Ultimate atualizou o ranking oficial de suas divisões com um ‘salto’ gigante de Khamzat Chimaev nos meio-médios (até 77kg.). O sueco manteve sua invencibilidade na carreira ao superar Gilbert Durinho no card principal da noite.
Em duelo parelho e considerado um dos melhores do ano até o instante, Chimaev conseguiu impor ritmo forte e a diferença de envergadura contra Durinho. Com isso, ele saiu do 11º lugar do ranking, subiu oito posições e, agora, ocupa a terceira colocação. O lutador soma cinco apresentações na organização, com dois nocautes, duas finalizações e apenas um combate vencido por pontos – justamente diante do brasileiro.
Gilbert, por sua vez, terá que reconstruir seu caminho para conseguir uma nova disputa pelo cinturão dos meio-médios. Antes na segunda colocação, o brasileiro caiu duas posições e é o quarto, atrás de Colby Covington, Leon Edwards e Khamzat Chimaev, além do campeão Kamaru Usman.
Se por um lado Gilbert Durinho não teve sucesso na atualização, Mackenzie Dern está feliz com seu resultado. Por ter vencido Tecia Torres na decisão dividida, a atleta passou a chinesa Yan Xiaonan pelo quarto lugar nas palhas (até 52,1kg.), divisão liderada por Rose Namajunas.
Campeões dos galos (até 61,2kg.) e penas (até 65,7kg.), Aljamain Sterling e Alexander Volkanovski têm motivos de sobra para comemorar. Além de vencerem Petr Yan e Zumbi Coreano, respectivamente, eles também tiveram atualizações entre os lutadores no peso por peso.
O norte-americano, que venceu o russo na decisão dividida, entrou pela primeira vez no ranking, em 12º. Com o nocaute sobre Chan Sung Jung, o australiano passou Israel Adesanya e, agora, está atrás apenas de Kamaru Usman dentre todos os atletas do Ultimate.