Iniciada no final de fevereiro, a invasão russa à Ucrânia mobilizou diversos nomes das artes marciais, que optaram por permanecer ou, em alguns casos, voltar ao país para ajudar na guerra. Um dos casos mais marcantes é o de Yaroslav Amosov, campeão meio-médio (até 77 kg) do Bellator, que abriu mão de defender o título para lutar na guerra.
Mesmo afastado das competições e em uma luta muito distante da habitual, Amosov não abriu mão de estar com o cinturão. Em foto publicada nas redes sociais na última sexta-feira (1), o campeão posou com o cinturão do Bellator ao lado de outros soldados ucraniano.
Em um vídeo publicado pelo Bellator, Amosov é visto saindo de um porão com o cinturão embalado. O campeão revelou que sua mãe escondeu o objeto antes de fugir do país e que, por ter ficado em um esconderijo no porão da casa, o cinturão sobreviveu a um bombardeio.
Invicto no MMA profissional, Yaroslav tem um cartel perfeito de 26 vitórias, sendo as sete últimas no cage circular do Bellator. O campeão faria sua primeira defesa de cinturão no dia 13 de maio, contra Michael Page, mas abriu mão da luta para defender seu país. Com isso, a organização criou um cinturão interino dos meio-médios a ser disputado entre Page e Logan Storley.