Um dos lutadores mais antigos do plantel, Ben Rothwell está fora do Ultimate. Em movimento surpreendente, o norte-americano teve seu contrato com a organização rompido antes mesmo da luta contra Alexander Gustafsson, que estava previsto para acontecer em 21 de maio. A informação foi confirmada pelo ‘MMA Fighting’, em contato com representantes do lutador.
Com uma carreira de quase 13 anos no UFC, Rothwell foi um dos grandes pilares da divisão dos pesos pesados (até 120,2kg.) desde que estreou, em 2009. Na organização, foram 17 lutas, com um retrospecto equilibrado entre nove triunfos e oito reveses.
Durante sua trajetória, o veterano conseguiu bater nomes expressivos, como Alistair Overeem, Matt Mitrione, Josh Barnett, Gilbert Yvel e Brendan Schaub. Em sua apresentação mais recente, no entanto, Ben acabou sendo derrotado por Marcos Pezão, em 32 segundos do primeiro round, em novembro de 2021.
Profissional desde 2001, o veterano possui 53 combates em sua carreira nas artes marciais mistas, com um cartel de 39 resultados positivos e 14 negativos.