Neste sábado (12), Israel Adesanya e Robert Whittaker se enfrentam na luta principal do UFC 271, válida pelo cinturão dos médios (até 83,9 kg). Seguindo a tradição, na última quinta-feira (10), os dois atletas tiveram o primeiro contato oficial e realizaram a primeira encarada antes da revanche na coletiva de imprensa oficial do evento.
A encarada entre Israel Adesanya e Robert Whittaker foi intensa, mas respeitosa. Observados de perto pelo presidente do UFC Dana White, os rivais mantiveram distância, se encararam sem piscar por alguns segundos e em seguida se cumprimentaram.
Israel Adesanya e Robert Whittaker voltam a dividir o octógono após cerca de dois anos e meio. No primeiro encontro, em outubro de 2019, o nigeriano, campeão interino na época, nocauteou o neozelandês naturalizado australiano no segundo assalto para unificar os cinturões do peso médio.
De lá para cá, Israel Adesanya defendeu o título em três oportunidades, contra Yoel Romero, Paulo Borrachinha e, mais recentemente, Marvin Vettori, perdendo apenas o duelo contra Jan Blachowicz, válido pelo cinturão dos meio-pesados (até 93 kg).
Do outro lado, Robert Whittaker se recuperou da derrota e da perda do cinturão com três vitórias dominantes sobre Darren Till, Jared Cannonier e, mais recentemente, Kelvin Gastelum.
O UFC 271 acontece neste sábado (12), no Toyota Center, em Houston, nos Estados Unidos.