Segundo levantamento feito pelo site norte-americano “OpenSecrets.org”, o UFC é a segunda organização esportiva com maior gasto em lobby político nos Estados Unidos. O relatório aponta que em 2012 o Ultimate gastou o equivalente a US$ 620 mil em lobbying, mais do que a NBA, MLB ou o Comitê Olímpico dos EUA.
O valor aplicado pelo UFC em lobby, que é institucionalizado e regulamentado nos EUA, diz respeito, principalmente, a conscientização de políticos sobre a importância das artes marciais e no estímulo a elaboração de novas leis antipirataria, mais rígidas. No caso dos piratas, o alvo do Ultimate são os sites que retransmitem, de maneira ilegal, os eventos da organização.
Ao site MMA Junkie, o codiretor de operações do UFC Lawrence Epstein falou sobre o esforço da organização neste sentido. “Acho que nós temos muito trabalho a fazer para defender a propriedade intelectual nos Estados Unidos. Nós já cumprimos nossa parte, mas os políticos que estão no poder em Washington é que tomam as decisões. Esses piratas estão gerando um dano incrível para empresas como a nossa. Isso precisa ser um crime e essas pessoas precisam ser processadas com mais vigor”, disse.
Confira abaixo a lista das dez organizações esportivas que mais investiram em lobbying no ano de 2012:
1 – NFL: National Football League – US$1,140,000
2 – UFC: Ultimate Fighting Championship – US$620,000
3 – PGA: Professional Golfer’s Association – US$380,000
4 – MLB: Major League Baseball – US$310,000
5 – BCS: Bowl Championship Series – US$270,000
6 – U.S. Olympic Committee – US$240,000
7 – NCAA: National Collegiate Athletic Association – US$150,000
8 – NASCAR – US$150,000
9 – NBA: National Basketball Association – US$125,000
10 – NFLPA: National Football League Player’s Association – US$120,000