Teve surpresa na luta principal do UFC Las Vegas 46 deste sábado (15). Azarão, Calvin Kattar conseguiu vencer o georgiano Giga Chikadze no combate válido pela divisão dos penas (até 65,7kg.). Em duelo intenso e com muita trocação, o norte-americano mostrou um gás superior e, no boxe, desferiu os melhores golpes para triunfar na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-44, 50-45).
Kattar se recupera de ‘massacre’ sofrido contra Max Holloway em janeiro de 2021 e volta a vencer na organização. Profissional desde 2007, o norte-americano atualiza seu retrospecto para 23 triunfos e cinco reveses na carreira.
Chikadze, por sua vez, tem sua sequência de nove vitórias em série quebradas e perde pela primeira vez no Ultimate. Em sua trajetória nas artes marciais mistas, agora, são 14 resultados positivos e três negativos.
Nos segundos iniciais, Chikadze não fugiu de suas características e, com base no kickboxing, aplicou duros chutes baixos e na linha da cintura para inibir a movimentação de Kattar. O norte-americano, por outro lado, aproveitou a ‘brecha’ após erro de Giga em tentativa de chute e aplicou uma queda. Por cima, o norte-americano teve bom momento ao partir para as costas e fechar o ‘cadeado’ na busca por uma finalização. Ele, no entanto, não teve tempo para progredir na posição.
O segundo round foi marcado pela trocação franca entre os combatentes. Caminhando para frente, Kattar conseguiu impor seu ritmo de jogo e desferiu golpes que atingiram Chikadze na curta distância. Grande nome do kickboxing, o georgiano aparentava certo cansado e já não tinha a mesma potência de outras lutas. O nível em pé ficou intenso e com ambos os atletas animando o público presente, que aplaudiu as atuações.
Animado com as possibilidades no combate, Calvin seguiu com um ritmo frenético e encurralou Giga no boxe. O norte-americano apostou nas combinações com jabs e diretos para marcar a distância e pontuar sobre o georgiano.
O quarto assalto teve o ‘ingrediente’ de um Giga Chikadze com duro ferimento em seu rosto e cansado, enquanto Calvin Kattar – que estava mais inteiro – seguia ‘marchando’ para frente e desferindo os melhores golpes. Em mais um round eletrizante, os dois atletas entregaram tudo de si.
E Calvin Kattar estava, de fato, inspirado. Com direito a cotoveladas giratórias e cruzados arrasadores, o norte-americano voltou a machucar Giga Chikadze para confirmar sua vitória na decisão unânime dos juízes.
CARD PRINCIPAL
Peso pena: Calvin Kattar derrotou Giga Chikadze na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-44, 50-45)
Peso pesado: Jake Collier finalizou Chase Sherman com um mata-leão a 2m26s do R1
Peso mosca: Brandon Royval derrotou Rogério Bontorin na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso mosca: Katlyn Chookagian derrotou Jennifer Maia na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso leve: Viacheslav Borshchev derrotou Dakota Bush por nocaute técnico a 3m47s do R1
Peso pena: Bill Algeo derrotou Joanderson Tubarão na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso médio: Jamie Pickett derrotou Joseph Holmes na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso meio–médio: Court McGee derrotou Ramiz Brahimaj na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena: Brian Kelleher derrotou Kevin Croom na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30-27)
Peso pena: TJ Brown derrotou Charles Rosa na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)