O sinal de alerta está mais do que amarelo para Raphael Assunção. Destaque do peso galo (até 61,2kg.) do Ultimate por anos, o brasileiro teve a má fase ampliada no UFC Las Vegas 45, realizado neste sábado (18). Adversário de Ricky Simón, o atleta foi vítima de uma estratégia perfeita do adversário e acabou batido com um duro nocaute no segundo round.
Com o tropeço, Raphael viu se retrospecto recente ficar ainda mais negativo. A derrota marcou o quarto revés consecutivo do brasileiro, que corre risco de integrar a temida lista de dispensas na empresa.
Vitorioso no confronto, Simón confirmou o bom momento. Além de passar por um destaque da categoria, o norte-americano chega oficialmente ao ranking do grupo.
Em entrevista ainda no octógono, Ricky fez novo desafio. Ao microfone, o lutador pediu um confronto contra Sean O’Malley, aposta para o futuro da organização.
Logo nos segundos iniciais, Assunção atingiu o adversário com uma combinação de socos e chutes. Simón respondeu com um direto, que balançou o brasileiro. Passado pouco mais de um minuto, Ricky encurtou, foi às pernas de Raphael e conseguiu levar o embate para o chão. O brasileiro tentava travar as transições do oponente, mas a vantagem era do norte-americano. Na metade do assalto, Assunção fez força e conseguiu ficar de pé. Simón insistiu na estratégia, se agarrou ao tupiniquim e voltou a derrubar. Por cima, Ricky seguia controlando as ações, enquanto o brasileiro tentava impedir os avanços do norte-americano. A etapa acabou com Assunção travando o oponente e aguardando o fim do round.
No segundo round, o brasileiro tomou a iniciativa com um chute na linha de cintura do adversário. O duelo era estudado, com os lutadores aguardando o melhor momento para atacar. Passados dois minutos, o norte-americano encaixou uma sequência socos, que fizeram Raphael desabar. Percebendo a condição do brasileiro, o árbitro interrompeu o confronto.
CARD PRINCIPAL
Peso pesado: Derrick Lewis derrotou Chris Daukaus por nocaute aos 3m36s do R1
Peso meio-médio: Belal Muhammad derrrotou Stephen Thompson na decisão unânime dos juízes (30-25, 30-26, 30-26)
Peso palha: Amanda Lemos derrotou Angela Hill na decisão divida dos juízes (28-29, 30-27, 29-28)
Peso galo: Ricky Simón derrotou Raphael Assunção por nocaute aos 2m14s do R2
Peso leve: Mateusz Gamrot derrotou Carlos Diego Ferreira por nocaute técnico aos 3m26 do R2
Peso pena: Cub Swanson derrotou Darren Elkins por nocaute técnico aos 2m12s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso médio: Gerald Meerschaert derrotou Dustin Stoltzfus por finalização (mata-leão) aos 2m58s do R3
Peso pesado: Justin Tafa derrotou Henry Hunsucker por nocaute técnico aos 1m53s do R1
Peso mosca: Melissa Gatto derrotou Sijara Eubanks por nocaute técnico aos 45s do R3
Peso pena: Charles Jourdain derrotou Andre Ewell na decisão unânime dos juízes (30×26, 30×27, 29×27)
Peso pena: Raquel Pennington derrotou Macy Chiasson por finalização (guilhotina) aos 3m07s do R3
Peso pesado: Don’Tale Mayes derrotou Josh Parisian por nocaute técnico (cotoveladas) aos 3m26s do R3
Peso leve: Jordan Leavitt derrotou Matt Sayles por finalização (triângulo invertido) aos 2m05s do R2