Responsável por afiar o jiu-jitsu do promissor Sean O’Malley, Augusto Tanquinho só tem elogios para seu pupilo. Presente na preparação do atleta para o UFC 269, que acontece neste sábado (11), quando o peso galo (até 61,2kg.) encara o brasileiro Raulian Paiva, o treinador falou com exclusividade ao canal no YouTube do SUPER LUTAS sobre o compromisso. Além de exaltar o talento do lutador, o técnico comentou sobre a convivência com a estrela.
Neste fim de semana, O’Malley chegará ao seu terceiro desafio em 2021. Invicto na temporada, o lutador terá o duro compromisso de superar Paiva, que chegou com moral à divisão até 61,2kg.
Cabelos coloridos e estilo provocador diante das câmeras, Sean precisou de pouco tempo para cair nas graças dos fãs do Ultimate. Augusto, no entanto, surpreendeu ao afirmar que o que o atleta apresenta nas entrevistas ou redes sociais não reflete a personalidade do peso galo nos bastidores.
“Ele é 100% diferente. Todo mundo fala do cara, mas é um personagem. Ele viu que é o que dá certo para ele. Tem um pouco dessa personalidade brincalhona, mas, com certeza, quando a câmera está ligada, isso aflora mais. Ele é ‘tranquilão’, se bobear, nem fala muito. Fica na dele. Treina muito, mas não tem nada de fanfarrão”, disse Tanquinho.
Tratado pelo UFC como uma joia a ser lapidada, Sean tem ganhado fama com atuações seguras e convincentes. Augusto, assim, falou sobre o que faz com que o pupilo seja tratado como promessa para o futuro da organização.
“Ele vai lá e dá um show. É isso o que o UFC quer. Desde o momento em que ele foi contratado foi pelo show, tentando movimentos plásticos. Fazem parte do arsenal dele. Não é uma coisa de maluco. Ele treina muito, luta desse jeito, para frente, nocautear. Quer entreter o público, fala muito bem. Isso ajudou muito a chamar mais atenção e ele aproveitou cada segundo de chance que teve”, garantiu.
Com apenas 27 anos e status de estrela, Sean precisa ter cuidado para não se perder em meio à fama. Presente no dia a dia de O’Malley, Augusto tranquiliza os fãs do lutador e vê o pupilo centrado com relação à carreira.
“Apesar de novo, ele é cercado de muita gente. A família dá um suporte muito grande e nós, treinadores (também). Quando ele era mais novinho, (…) e foi ganhando mais projeção, fomos trabalhando isso na cabeça dele. Hoje em dia, ele é bem tranquilo. Não tem nada de ter que tomar cuidado. (…) Ele tem uma equipe por trás, ajudando. Ele não está nem aí. Quer fazer a parte dele. Ele sabe que não adianta falar e, chegar na luta e não performar” contou.
Para avançar ainda mais na categoria que, hoje, tem Aljamain Sterling (linear) e Petr Yan (interino) como campeões, Sean terá o duro compromisso de superar Raulian Paiva. Tanquinho, assim, analisou o embate contra o brasileiro, que estreou na divisão com vitória e deixando boa impressão.
“A gente sabe que ele (Raulian) é um garoto duro, habilidoso. Pode vencer também, tanto em pé quanto no chão. Achamos ele bem completo, tem bastante coração, vai para cima. A gente acha que vai ser uma luta para frente. Nos preocupamos muito se o Suggar (O’Malley) vai fazer a parte dele. Não estamos muito preocupados com o Raulian. (…) É uma luta de MMA. Tudo pode acontecer. Sean é um striker e acredito que, se ele mantiver a luta em pé, vai ser um nocaute”, encerrou.
Caso supere Paiva no UFC 269, O’Malley atingirá a marca de 15 vitórias em 16 desafios nas artes marciais mistas. Se vencer, o atleta amplia o bom momento. De olho na projeção do lutador, Augusto fala sobre o futuro do aluno.
“Se o Sean chegar lá e fizer tudo o que é capaz de fazer, temos certeza de que pode ficar em cima no ranking, se estiver bem fisicamente, mentalmente, sem lesão. Ele é muito habilidoso tanto em pé quanto no chão. Pode vencer qualquer um da categoria, sem sombra de dúvida”, encerrou.
Profissional no MMA desde 2015, Sean O’Malley se encaminha para o 16º desafio no MMA. Hoje, o lutador tem 15 triunfos e um tropeço.
No esporte há mais de oito anos, Raulian Paiva pode ampliar o bom momento dentro do UFC. Antigo destaque dos moscas (até 56,7kg.), o brasileiro quer o quarto resultado positivo em sequência, o segundo entre os galos. Hoje, o tupiniquim tem 21 vitórias e três derrotas na modalidade.